Intoxicação por Manganês

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Saúde
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O manganês consiste em um dos elementos mais abundantes na crosta terrestre, estando amplamente distribuído em solos, sedimentos, rochas, água e materiais biológicos. Este elemento é altamente importante para as funções vitais dos animais superiores, bem como para o crescimento das plantas. Além disso, possui significativas aplicações industriais.

A intoxicação pelo manganês, também chamada de manganismo, habitualmente resulta de uma exposição ocupacional, sendo que o trato respiratório representa a principal porta de entrada. No entanto, este elemento também pode ser absorvido pelo trato intestinal quando presente na alimentação.

O manganês é muito utilizado na produção de ferro e aço. Trata-se de um componente-chave na produção de ligas de alumínio e aço inoxidável, de custo reduzido. Além disso, o manganês também é usado para descolorir o vidro, bem como produzir vidro de cor violeta. Também está presente em desinfetantes, fertilizantes e cerâmica.

Este elemento, que é essencial para os seres humanos, está presente naturalmente em certos alimentos, porém, em diminutas quantidades. Todavia, quando elevadas doses adentram o organismo, podem ocorrer efeitos tóxicos de diferentes intensidades, sendo que o mais grave é quando afeta o Sistema Nervoso Central (SNC).

Os sintomas da intoxicação por manganês são mais observados no trato respiratório e no SNC. Dentre as manifestações clínicas estão problemas de memória, alucinações, doença de Parkinson, embolia pulmonar e bronquite. Em casos de exposições prolongadas, os homens podem apresentar impotência sexual. Outros sintomas incluem: apatia, esquizofrenia, fraqueza muscular, cefaléia e insônia.

O diagnóstico da intoxicação por manganês é feito com base no quadro clínico, juntamente com uma investigação ocupacional.

Além de afastar as fontes de contaminação, atualmente, tem-se feito o tratamento da intoxicação por manganês com a levodopa e quelação com EDTA. O primeiro reabastece o déficit de dopamina, uma vez que há depleção desse neurotransmissor nos núcleos cerebrais, levando inicialmente à melhora dos sintomas; todavia, a resposta ao tratamento reduz drasticamente dentro de 2 a 3 anos após o início do mesmo. Já a quelação leva a uma redução da concentração sanguínea de manganês, porém os sintomas permanecem quase que inalterados, fato que levanta discussão sobre a eficácia dessa forma de tratamento.

Fontes:
http://www.medicinapratica.com.br/2010/04/04/saude-medicina-pratica/intoxicacao-pelo-manganes/
http://www.fleury.com.br/Medicos/SaudeEmDia/RevistaMedicinaESaude/pages/99manganesemaisummetalquepodeserdosadoemsangue.aspx
http://en.wikipedia.org/wiki/Manganism
http://www.lenntech.com/periodic/elements/mn.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!