Mosquitoeira (Mosquitérica)

Por Felipe Araújo
Categorias: Saúde
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Por se tratar de um país com grande incidência de doenças causadas por insetos, algumas mortais como a dengue, foi inventada no Brasil, uma armadilha para mosquitos chamada mosquitoeira. Os criadores da armadilha de insetos foram Hermano César M. Jambo e Antônio C. Gonçalves Pereira. Ambos a patentearam com o nome de mosquitoeira. Porém, para difundir a utilização da invenção, o grupo do professor Maulori Cabral, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), criou uma versão alternativa e gratuita chamada mosquitérica. O nome da primeira invenção tem origem na palavra ratoeira, já a segunda, é uma síntese de “mosquiteira genérica”.

Na época das epidemias de dengue ocorridas no Brasil, a invenção entrou em destaque na mídia por ser uma forma prática e eficaz de combater o mosquito vetor da doença. Além da praticidade, era uma forma de baixo custo e simples de coibir a proliferação da praga e sua utilização era de fácil entendimento para as camadas populares.

O que é necessário para fazer uma mosquitérica?

Como montar o equipamento?

Com a utilização da mosquitérica, será possível manter o ambiente longe das pragas causadoras de doenças e destruidoras de alimentos. Caso o ambiente for muito amplo como sítios e chácaras, recomenda-se a utilização de uma mosquiteira em cada ambiente. Porém, mesmo com a armadilha, é importante verificar a presença de água parada e erradicar os pontos para coibir a proliferação dos insetos.

Fontes:
http://www.faperj.br/downloads/mosquiterica.pdfhttp://panohippie.blogspot.com.br/2010/01/armadilha-ecologica-para-capturar.htmlhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Mosquitoeira

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!