Qual a relação entre um alimento gorduroso e uma nota baixa?

Por Ministério da Saúde
Categorias: Saúde
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Uma boa alimentação pode fazer a diferença entre acertar toda a prova ou tirar nota baixa – no exame final, no vestibular, no concurso ou no exame da OAB. Frituras, salgadinhos, doces e refrigerantes costumam frequentar a lanchonete de muitas escolas e o balcão de vários bares. São irresistíveis durante qualquer intervalo, mas é preciso prestar atenção. Esses alimentos não podem virar um hábito e substituir aqueles de real valor nutritivo.

Alimentos gordurosos podem influenciar no desempenho escolar. Ilustração: <em>Lightspring / Shutterstock.com</em>

Alimentos gordurosos podem influenciar no desempenho escolar. Ilustração: Lightspring / Shutterstock.com

A última pesquisa Pesquisa Nacional de Saúde na Escola (PeNSE), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2012, mostrou que adolescentes de 13 a 15 anos, do 9º ano do Ensino Fundamental, estão longe de ter uma alimentação saudável. O estudo apontou que 41% dos estudantes consomem guloseimas (doces, balas, chocolates, chicletes, bombons ou pirulitos) pelo menos cinco vezes na semana. É preciso todo o cuidado, pois o excesso destes alimentos ricos em açúcares, sal e gorduras trans e saturadas podem levar à obesidade e ao diabetes tipo 2 ainda na infância – e ter consequências durante toda a vida.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que é importante desenvolver hábitos de alimentação saudável entre crianças e adolescentes para sua manutenção na vida adulta. Desta forma, é possível diminuir o risco de doenças crônicas e obesidade. E o que significa isso? Consumir alimentos com alta concentração de grãos (arroz, milho e trigo), que precisam ser consumidos em maior quantidade durante todo o dia, além de frutas, legumes, verduras e alimentos como cereais integrais, leguminosas, sementes e castanhas, que são fontes de proteína. Carne vermelha, branca, ovos, leite e derivados também devem ser consumidos, porém em menor quantidade e, de preferência, com baixos teores de gordura. Fazem bem para todo o corpo – até para o cérebro. Várias pesquisas relacionam boa alimentação com melhor desempenho acadêmico e profissional ao longo da vida.

Dicas

Por isso, prefira alimentos gostosos e nutritivos. Pão integral possui fibras e vitaminas. Queijo branco é fonte de cálcio e proteínas. Frutas têm vitaminas, minerais e fibras. Um suco natural hidrata e é rico em nutrientes - vale até misturar abacaxi com hortelã̃, mamão com laranja e maracujá́ com acerola, por exemplo.

Seguindo essas dicas, não vai faltar disposição e energia ao longo da vida – tanto para fazer exercícios quanto para superar os grandes desafios que te aguardam ao longo da vida.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!