Vacinação de Idosos

Por Thais Pacievitch
Categorias: Saúde
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A vacinação de idosos pode ocorrer em duas situações: nas campanhas anuais de vacinação contra a Influenza (gripe), promovidas pelo Ministério da Saúde; ou em casos de idosos em situação de vulnerabilidade, não vacinados ou sem comprovação de vacinas.

As campanhas de vacinação de idosos são promovidas pelo Ministério da Saúde. O Brasil é um dos poucos países que vacinam gratuitamente os idosos contra a Influenza todos os anos, desde 1999, primeiro ano da campanha.  De 1999 até 2005, poderiam ser vacinadas as pessoas com mais de 65 anos. A partir de 2006, passaram a ter direito a vacinada todas as pessoas com mais de 60 anos.

Além da vacina contra a gripe, as outras vacinas indicadas para idosos, sobretudo para aqueles em situação de vulnerabilidade, não vacinados ou sem comprovação de vacinas são as seguintes:

Considerando a maior fragilidade da saúde dos idosos, o ideal é consultar o médico antes de administrar qualquer vacina ou medicamento.

Referências

VACINAS: Mais proteção para os idosos. Guia Serasa de Orientação do Cidadão. Disponível em: https://web.archive.org/web/20120620133652/http://www.serasaexperian.com.br:80/guiaidoso/30_3.htm Acesso em 14 dez. 2010.

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO DO ADULTO E DO IDOSO. Disponível em:

https://web.archive.org/web/20131011122856/http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=21464 Acesso em 14 dez. 2010.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!