Vasa prévia

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Saúde
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A vasa prévia, também chamada de vasa praevia, consiste em uma complicação obstétrica na qual, em decorrência de uma inserção anômala do funículo umbilical na placenta, os vasos fetais cruzam o segmento inferior uterino locais, deixando os mesmos a frente da apresentação (próximos ao orifício externo do cérvix uterino).

O normal é os vasos sanguíneos do cordão umbilical ficarem isolados no interior do saco amniótico. Contudo, quando há vasa prévia, os vasos sanguíneos encontram-se presentes nas membranas sem a proteção. Havendo a ruptura das membranas, os vasos sanguíneos podem atravessar o colo do útero e serem facilmente comprimidos quando o feto alcança a porção mais baixa da pelve, reduzindo a oferta de sangue para o mesmo, resultando na queda da taxa cardíaca.

O diagnóstico precoce habitualmente é negligenciado, uma vez que se trata de uma patologia rara, de grande dificuldade de diagnóstico e que apresenta pouco tempo entre a suspeita diagnóstico e a intervenção médica. Quando a descoberta da vasa prévia é alcançada antes do início do trabalho de parto, a chance de natimorto encontra-se acima de 95%.

Com o advento da ultrassonografia com escala da cinza e, especialmente, com a associação da ultrassonografia endovaginal à dopplerfluxometria a cores, o diagnóstico desta condição passou a ser mais frequente e seguro.

Quando o diagnóstico da vasa prévia é feito nos primeiros meses de gestação, a gestante pode ser hospitalizada antes do desencadeamento o trabalho de parto, garantindo assim o rápido acesso aos cuidados médicos. No caso de detecção durante o trabalho de parto, indica-se a cesariana de emergência.

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Vasa_praevia
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-72032001000700009&script=sci_arttext

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!