Deformidade de Haglund

A deformidade de Haglund, também conhecida como síndrome de Haglund, consiste em um alargamento ósseo na parte posterior do calcanhar, resultando na irritação do tecido mole localizado próximo ao tendão de Aquiles, quando este alargamento entra em atrito com os calçados. Consequentemente, pode ocorrer a inflamação da bursa (bursite), que é uma pequena bolsa contendo líquido que envolve as articulações, atuando como um amortecedor entre os ossos.

Esta deformidade é mais comumente observada em mulheres jovens, devido ao uso de sapatos altos e apertados; todavia, também pode acometer homens. O uso constante de calçados duros leva ao agravamento da sintomatologia.

Esta afecção pode ser bilateral e as manifestações clínicas iniciam-se com um ponto sensível, endurecido e ligeiramente avermelhado na região posterior do calcanhar. Quando a mesma aumenta de tamanho, a bursa inflamada mostra-se como uma proeminência avermelhada sob a pele do calcanhar, levando à dor no local. Quando o distúrbio torna-se crônico, pode ocorrer o endurecimento do inchaço.

O diagnóstico deve ser feito por um profissional habilitado para tal (médico ou fisioterapeuta), por meio do exame clínico, juntamente com exames radiológicos do pé.

O tratamento pode ser de dois tipos: não cirúrgico ou cirúrgico. O primeiro caso visa diminuir a inflamação da bursa. Embora as abordagens envolvidas no tratamento não cirúrgico sejam capazes de resolver a bursite, elas não são capazes de diminuir a saliência óssea. Dentre os tratamentos não cirúrgicos estão:

  • Uso de fármacos, como anti-inflamatórios e analgésicos tópicos;
  • Aplicação de gelo no local inflamado;
  • Alongamento;
  • Uso de elevadores de calcanhar, para diminuir a pressão sobre o calcanhar;
  • Modificação dos calçados, utilizando calçados que apresentem um forro macio, especialmente na região do calcanhar, para diminuir a irritação ao caminhar;
  • Fisioterapia;
  • Imobilização em alguns casos.

Quando o tratamento não cirúrgico não é o suficiente para fornecer alívio adequado à dor, a cirurgia pode ser necessária.

Para a prevenção da deformidade de Haglund é necessário adotar algumas medidas, como:

  • Uso de sapatos macios, de preferência, sem saltos;
  •  Uso de arcos de suporte;
  • Realização de alongamentos regularmente;
  • Evitar correr em superfícies duras.

Fontes:
http://oglobo.globo.com/blogs/pulso/posts/2010/07/12/dor-no-calcanhar-sindrome-de-haglund-307653.asp
http://www.tuasaude.com/deformidade-de-haglund/
http://en.wikipedia.org/wiki/Haglund's_deformity

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Síndromes