5 dicas para você fazer mais amigos

MBA em Comunicação Corporativa (Anhembi Morumbi, 2009)
Graduada em Fonoaudiologia (PUC-SP, 2005)

Ter amigos é uma das melhores coisas da vida. São eles que nos acompanham nos momentos difíceis e nas alegrias, dividindo conosco as experiências mais importantes da nossa trajetória.

No entanto, fazer amigos nem sempre é algo fácil, especialmente na infância e na adolescência, períodos que podem ser marcados pela timidez e insegurança. Se você sente que tem dificuldades para fazer amigos, uma boa ideia é começar a repensar algumas atitudes, abrindo-se mais às pessoas que estão ao seu redor.

Foto: fizkes / Shutterstock.com

Pensando nisso, separamos 5 dicas muito especiais para ajudá-lo a fazer novos amigos e ser cada vez mais feliz! Confira!

1. Dê atenção para as pessoas

Você tem o costume de passar o intervalo das aulas lendo um livro, ouvindo música nos seus fones de ouvido ou usando a internet pelo celular? Tudo isso pode ser bem relaxante, é verdade, mas dificulta que os seus colegas se aproximem de você.

Procure dar atenção para as pessoas! O primeiro passo é se desligando dos livros e do celular por alguns momentos e conversando com seus colegas. Você poderá se surpreender!

Depois desse contato inicial, mantenha uma postura mais acessível para seus colegas. Com o tempo, eles poderão se tornar seus amigos!

2. Seja simpático

Uma boa dose de simpatia não faz mal a ninguém, pelo contrário! Procure ser mais sorridente e aprenda a encarar o fato de que você não é o dono da razão. Ao ter a humildade para ver outros pontos de vista, você transmitirá uma imagem de maior simpatia!

Não estamos dizendo para você omitir seus pontos de vista. Ser original e fiel às suas próprias ideologias é algo importante. No entanto, quando conversar com pessoas que não pensam igual a você, tente fazer isso da melhor forma possível, mantendo o respeito, a educação e a simpatia.

Dessa forma, além de não perder os amigos que você já tem, poderá fazer outros novos e aprender com outras possibilidades de ver e interpretar o mundo!

3. Saiba ouvir

Um dos conselhos dos grandes comunicadores é justamente esse: saiba ouvir! Enquanto estiver conversando com alguém, escute verdadeiramente o que essa pessoa está dizendo. O outro perceberá a sua atenção e se sentirá respeitado e querido!

Às vezes, especialmente nos dias de hoje, nos preocupamos tanto em ter o que falar que acabamos perdendo a oportunidade de ouvir aqueles que nos cercam, desperdiçando a chance de fazer novos amigos!

Sempre que conhecer alguém, escute o que essa pessoa tem a dizer, a sua história, seus gostos e opiniões! Esse é um dos caminhos mais curtos para uma boa amizade.

4. Saia da sua zona de conforto

Nem sempre os nossos melhores amigos estão no nosso bairro, na nossa escola ou faculdade. Por isso, vale muito a pena sair da zona de conforto e parar de adiar as novidades que você quer conhecer!

Se o seu sonho é aprender um instrumento ou praticar um novo esporte, por exemplo, não deixe para depois. Se você tem a possibilidade de fazer aulas agora mesmo, faça! Nesses lugares novos, que estão fora da sua zona de conforto, talvez você encontre novos amigos. As chances são enormes, pode apostar!

5. Entenda a importância das amizades

Muitas pessoas se queixam de ter poucos amigos, mas não conseguem valorizar os que têm da forma como eles merecem. Então, uma das atitudes para fortalecer e aumentar seu círculo de amizades é, justamente, dar mais valor aos seus amigos!

Demonstre o carinho que sente por eles e não os descarte por motivos fúteis. As pessoas são diferentes e isso é ótimo! Você não precisa de amigos que pensem como você, mas, sim, que consigam respeitar suas opiniões, mesmo quando contrárias.

Arquivado em: Sociedade