Exercícios - Movimentos sociais

Lista de questões de vestibulares sobre a história dos movimentos socais em geral.
Ler artigo Movimentos sociais.

Exercício 1: (Enem 2012)

Nós nos recusamos a acreditar que o banco da justiça é falível. Nós nos recusamos a acreditar que há capitais insuficientes de oportunidade nesta nação. Assim nós viemos trocar este cheque, um cheque que nos dará o direito de reclamar as riquezas de liberdade e a segurança da justiça.

KING Jr., M. L. Eu tenho um sonho, 28 ago. 1963. Disponível em: www.palmares.gov.br. Acesso em: 30 nov. 2011 (adaptado).

O cenário vivenciado pela população negra, no sul dos Estados Unidos nos anos 1950, conduziu à mobilização social. Nessa época, surgiram reivindicações que tinham como expoente Martin Luther King e objetivavam:


Exercício 2: (UDESC 2016/2)

De acordo com Ernesto Laclau, o desenvolvimento de movimentos orientados por questões identitárias, chamados de "novos movimentos sociais", possibilitou a criação e a politização de espaços alternativos de luta. Pode-se compreender, desta maneira, a importância das mobilizações ocorridas em junho de 1969, quando membros da comunidade LGBT norte-americana manifestaram-se publicamente contra a violência policial utilizada em uma invasão ao bar Stonewall Inn, em Nova York.

A respeito dos movimentos sociais que emergiram com especial representatividade, a partir dos anos 1960, analise as proposições.

I. Dentre os movimentos sociais ativos ao longo dos anos 1960 podem-se citar: o movimento por direitos civis das populações negras nos Estados Unidos, os movimentos chamados de contracultura, o movimento feminista e as manifestações contra a Guerra do Vietnã.
II. A emergência dos chamados movimentos LGBT ocorreram apenas em 1980, nos Estados Unidos da América, por meio das Pride Parades. Não há, dessa maneira, relação possível com as reivindicações dos movimentos feministas, originários da Europa, em meados da década de 60.
III. A violência e a brutalidade das invasões policiais em Stonewall Inn, que inviabilizaram qualquer forma de manifestação ou reivindicação por direitos civis e igualdade de gênero nos Estados Unidos da América, tiveram repercussões no Brasil. Eis porque a aprovação da lei Maria da Penha, em 2006, foi a primeira conquista efetiva do movimento feminista no Brasil.
IV. Os anos de 1960 e 1970, no Brasil, foram marcados pela ascensão de inúmeros movimentos sociais. Logo os movimentos populares de base e o movimento trabalhista, atuando com pleno subsídio dos governos militares, foram exemplos bastante representativos.
V. No que diz respeito às reivindicações do movimento negro, do movimento feminista e do movimento LGBT no Brasil, é importante ressaltar que a promoção do bem comum, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação estão previstas na Constituição Brasileira de 1988.

Assinale a alternativa correta.