Domótica

Derivada do termo em francês Domotique (Domus significa casa e Imotique significa automática), a Domótica pode ser definida como um conceito de integração dos mecanismos automáticos em um determinado espaço. O termo surgiu na França em meados do século passado, esta tecnologia pode ser atribuída a questões e itens de segurança, comunicação, energia ou conveniência e conforto. O início da implantação e utilização da Domótica se deu nos anos 80, durante a construção dos primeiros edifícios, e da necessidade de controlar e interligar as funções de climatização, segurança e iluminação.

Depois de alguns anos, a Domótica então se difundiu e atualmente pode ser aplicada nos lares. Permite ao usuário que opere todas as funções da casa através de um software. Com o objetivo de facilitar o dia a dia das pessoas, este recurso pode simplificar e otimizar as diversas funções.

A utilização da Domótica oferece além de comodidade, muito conforto, pois é possível automatizar as tarefas da casa, como ligar e desligar televisores, rádios e lâmpadas. Todos os recursos podem ser feitos através de uma central do computador e acessada remotamente. Para aplicar e implantar este sistema se faz necessário a elaboração de um projeto de automação, o qual identificará todos os pontos eletrônicos do espaço, como por exemplo, som, internet, telefone, televisão, luzes, cortinas, portas e janelas que levará em consideração a necessidade da família. Outra nomenclatura utilizada é a Casa Inteligente, o que sugere uma habitação totalmente adaptada ao sistema e programada para auxiliar os moradores nas funções diárias.

A tecnologia da Domótica utiliza protocolos de comunicação, os quais permitem que o sistema chamado também de domótico, receba e transmita informações. Um dos tipos mais comuns de protocolo é o X-10 (é o mais antigo e mais utilizado, desenvolvido em 1976), Lonworks e EIB, cada qual utiliza um sistema próprio de tecnologia.

Em resumo, a Domótica pode ser entendida como uma rede que integra e controla a habitação digital, de forma a adequar as necessidades das pessoas e otimizar as funções elétricas, tecnológicas e sustentáveis. O investimento para aplicação deste recurso não é acessível a todos, porém com o baixo custo dos componentes eletrônicos, possibilitou a maior divulgação e utilização da Domótica em sistemas de comunicação, que pode ser acessado via painel eletrônico online (telefone ou internet). Atualmente apesar de ainda não muito utilizada, pode-se verificar a aplicação da Domótica na eletrônica, eletricidade e tecnologia da informação, os quais podem ser acessados e gerenciados de qualquer parte do mundo.

Fontes:
http://www.revolucione.com/domotica/sobre-domotica/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Domótica

Arquivado em: Tecnologia