Tecnologia 4K

A recém-lançada tecnologia 4K é também chamada de Ultra High Definition, e possui uma qualidade de imagem bem maior que a Full HD (de 1920 x 1080 pixels), segundo a Associação de Consumidores de Eletrônicos, na sigla em inglês CEA (Consumer Electronics Association). O termo 4k é relacionado a resolução, que chega a ser quatro vezes maior que as convencionais, o padrão desta nova tecnologia é de 3840 x 2160 pixels (mais de 8 milhões de pixels).

Para serem classificados de acordo com a nomenclatura Ultra, os televisores devem ter resolução quatro vezes maior que  a tecnologia anterior e uma entrada 4K, além de dispensar o conversor, para transmitir o conteúdo. A expectativa dos especialistas é que esta nova tecnologia 4K também chamada de Ultra HD, ainda levará algum tempo para se popularizar, devido ao alto custo de fabricação. Os últimos lançamentos aconteceram na feira CES realizada no início de Janeiro em Las Vegas (edição 45º), onde os fabricantes Sony e LG mostraram seus protótipos neste segmento, o modelo VPL-VW1000ES e o LG 84LM9600. Outro fabricante foi a Samsung que divulgou o modelo de 85 polegadas, com valor final de mais de Us$ 30 mil.

O uso desta tecnologia é basicamente focada a ser comercializada para Telas de cinema, o que diminuirá gradativamente a visualização com aspecto granulado, típico das telas atuais, além de permitir uma maior sensibilidade nas cores e ressaltar os detalhes. Os filmes com versões 3D serão os mais beneficiados, pois a tecnologia permite a projeção semelhante a esta, sem a necessidade do uso de óculos.

Com o anúncio desta novidade, diversas empresas so segmento de eletrônicos e telecomunicações em geral, já trabalham para disponibilizar a estrutura necessária para que a tecnologia Ultra HD seja difundida e largamente utilizada antes da Copa do Mundo, no ano de 2014. Dentre os dispositivos já em desenvolvimento, pode-se destacar câmera com sensor de 8kF, ilha de edição de alta capacidade, acessórios e equipamento de captação e projeção.

Atualmente apenas o padrão de dispositivos Blu-Ray possui capacidade tecnológica para exibir imagens em Ultra HD, porém ainda não existem DVD's neste formato. Existem rumores que o sistema UltraViolet, disponibilize um serviço no modo online, com a disponibilidade de filmes em alta qualidade e resolução. É importante destacar que os televisores com tecnologia Ultra HD, possuem um recurso integrado para conversão de imagens do formato Full HD para o novo, no entanto a qualidade e resolução da imagem não é idêntica a original.

Fonte:
http://tecnologia.ig.com.br/2013-01-09/ultra-hd-e-a-palavra-da-moda-na-ces-2013.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Ultra_high_definition_television

Arquivado em: Tecnologia