Elaboração de Projetos Zootécnicos

Para elaboração de projetos zootécnicos, devemos proceder realizando as seguintes etapas:

- Sumário Executivo: nesta primeira parte do projeto, devemos descrever de forma sucinta (em até duas páginas) um breve diagnóstico da empresa, quais os objetivos a serem cumpridos e dentro de que oportunidade está inserido o que a empresa está oferecendo, em suma, o sumário executivo é um resumo de todo o plano de negócios da empresa.

- Análise de Mercado: aqui o elaborador do projeto deve caracterizar a dinâmica e a tendência do setor, além do que deve apontar potenciais clientes e mercados. Deve contar com estimativas de tendência, concorrência e demonstrar como a empresa está inserida no mercado.

- A empresa: nesta seção são apresentadas as características diferenciais da empresa, também deve-se mostrar como a empresa pretende alcançar seus objetivos e mostrar claramente quais seus pontos fortes e fracos. Cabe aqui montar um histórico da empresa, por exemplo: “A empresa Milk-AR está inserido no cenário de produção de leite nacional desde 1930...”.

- Informações Financeiras: uma das principais partes do projeto, é aqui que através da análise financeira o técnico irá solidificar todas teorias apresentadas antes, aqui cabem uma análise de caixa de no mínimo 10 anos, estimando qual o investimento e lucro da atividade.

- Necessidade de Capital: aqui o técnico demonstrará qual a necessidade de investimento do negócio, apontando principalmente o porquê da necessidade de tal capital...

- Anexos: última parte do projeto, os gráficos e figuras que ilustrem os temas abordados devem estar contidos aqui.

O projeto ainda deve contar com o mínimo de páginas possíveis, sendo detalhado, mas ao mesmo tempo de fácil compreensão e de fácil apresentação, visando assim atrair o investidor que solicitou ao técnico a elaboração do projeto. Este modelo cabe para qualquer tipo de projeto zootécnico, seja ele a construção de um galpão de frangos ou um laticínio.

Arquivado em: Zootecnia