Yakult

Por Felipe Araújo
O surgimento do Yakult nos remete ao ano de 1925, época em que o Japão passava por um surto de infecções gastroinstestinais. Buscando uma solução para este problema, o Dr. Minoru Shirata começou a estudar os lactobacilos intestinais, visando utilizar tais organismos para prevenir enfermidades. Cinco anos depois, após muitas pesquisas, o doutor encontrou um organismo com resistência aos ácidos produzidos pelo estômago. Este lactobacilo inibia a propagação de bactérias prejudiciais ao intestino, ajudando as crianças japonesas que estavam com problemas estomacais. Na época, isso causou uma revolução na área de saúde, e os microorganismos acabam ganhando o nome de seu criador: Lactobacillus casei Shirota.

No ano de 1935, no Japão, é lançado o Leite Fermentado Yakult, que continha leite desnatado e fermentado pelos Lactobacillus vivos descobertos por Shirota. O produto precisava ser facilmente encontrado e estar próximo da família japonesa. Por isso, em 1963, foi adotado um processo de distribuição de casa em casa, as mulheres que comercializavam o produto foram chamadas de “Yakult Ladies”.

Um ano depois, após o sucesso em sua terra natal, a Yakult inicia suas atividades em Taiwan e se expande com sucesso para a Oceania, Europa, Américas e Ásia. Utilizando o mesmo método de distribuição, a empresa tinha a política de respeitar as características de cada país em que se instalava, conquistando muitos consumidores.

A companhia chega ao Brasil em 1966. Dois anos depois, instala uma planta fabril em São Bernardo do Campo e inicia a produção, distribuição e comercialização do leite fermentado. Após a boa aceitação dos brasileiros e da cultura das “Yakult Ladies” no país, conhecidas como “Mulheres do Yakult”, a empresa expande suas ações para Lages, em Santa Catarina, implantando uma unidade industrial mais focada na produção de suco de maçã concentrado e aromas naturais.

Durante os anos 80 e 90, a Yakult lançou novos produtos para públicos segmentados. Para os homens, criou o Taffman-E, que fazia reposição de nutrientes perdidos em atividades diárias. Em 85, apresenta o Tonyu, seguidos do Yodel e outras inovações. Em 99, é inaugurada uma fábrica em Lorena, interior de São Paulo.

Em 2000 é lançado o Hiline, desenvolvido especialmente para mulheres na reposição de nutrientes. Quatro anos depois, a Yakult marca presença no principal centro empresarial do Brasil. Seu prédio administrativo central é inaugurado na Avenida Paulista. Em 2005, uma segunda unidade fabril é implantada em Lages.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Yakult
http://www.yakult.com.br/yakult/default.aspx?mn=200&c=215&s=0
http://www.yakultusa.com/Company/AboutUs.php