Jabuti

Por Thais Pacievitch
O Jabuti é um réptil terrestre da família Chelonoidis. Em todo o mundo, existem mais de 40 espécies de jabutis. Algumas dessas espécies habitam nas ilhas do Arquipélago de Galápagos, como o jabuti gigante (Geochelone nigra), que atinge 1,80 metros de comprimento, pesa cerca de 200 quilos e podem viver por mais de 150 anos. São animais pré-históricos, rústicos e muito resistentes.

Os jabutis são muito lentos e dóceis. Especula-se que o jabuti seja o animal mais lento entre os vertebrados. São terrestres, característica principal que os diferencia das tartarugas. As patas do jabuti são retas e rígidas, semelhantes às patas dos elefantes, só que menores. O casco do jabuti é convexo e bastante arqueado. Quando se sente ameaçado, o jabuti recolhe as patas, a cauda e a cabeça para dentro do casco, e se faz de morto. Animais de hábitos diurnos, os jabutis vivem em bandos, em florestas, bordas de matas, cerrados e campos.

A alimentação desses répteis é variada. Os jabutis são onívoros, ou seja, alimentam-se de animais (insetos, lesmas e até ratos) e vegetais (frutas, folhas, legumes, verduras), sobretudo os de cor amarela ou vermelha. Os jabutis possuem uma placa óssea parecida com uma lâmina ao invés de dentes.

Somente quando os jabutis têm quatro anos de idade é possível distinguir machos e fêmeas, ao observar o plastrão, ou seja, a parte inferior do casco dos jabutis. O plastrão das fêmeas é plano, ou levemente convexo, enquanto o plastrão do macho é côncavo, o que facilita o encaixe do macho sobre a fêmea, e a cópula. Depois de dois meses, a fêmea cava um buraco na terra onde bota os ovos. Entre 6 e 9 meses depois, nascem os pequenos jabutis.

No Brasil são encontradas duas espécies de jabuti: jabuti-piranga (Geochelone carbonária) e jabuti-tinga (Geochelone denticulata).

CARACTERÍSTICA JABUTI-PIRANGA JABUTI-TINGA
Habitat  Nordeste, Centro-oeste e Sudeste Região amazônica
Cor Escamas avermelhadas na cabeça e patas vermelhas Escamas amarelo-alaranjadas (opacas) nas patas e na cabeça
Tamanho médio Machos: 30 cmFêmeas: 28 cm Machos: 40 cmFêmeas: 70 cm
Peso Até 18 quilos Até 60 quilos
Maturidade sexual Entre 5 e 7 anos Entre 4 e 6 anos
Época de reprodução Primavera/verão Primavera/verão
Número de ovos Em média, 9 ovos De 10 a 15 ovos
Incubação De 6 a 9 meses De 6 a 9 meses
Tempo de vida 80-100 anos 80-100 anos

Referências:
JABUTI: aparência divertida e temperamento pacato. Disponível em: http://www.petfriends.com.br/enciclopedia/esp_repteis/repteis_enciclopediajabuti.htm Acesso em 05 fev. 2011.

DE CICCO, Lúcia Helena Salvetti. Jabuti. Disponível em: http://www.saudeanimal.com.br/jabuti.htm Acesso em 05 fev. 2011.

JABUTI TINGA. Disponível em: http://www.tartarugas.avph.com.br/jabutitinga.htm Acesso em 05 fev. 2011.