Pintura a óleo

Mestre em Artes Visuais (UDESC, 2010)
Graduada em Licenciatura em Desenho e Plástica (UFSM, 2008)

Desde a época paleolítica o homem vem criando meios de registar seus traços e acima de tudo colori-los. A pintura a óleo é considerada a técnica mais tradicional de pintura. É uma técnica artística que consiste no uso de tintas a base de óleo. Elas são aplicadas em superfícies de madeira ou tela de algodão cru, além de outros materiais basicamente utilizam-se pincéis ou espátulas para sua aplicação. A tinta óleo pode ser aplicada crua ou diluída em alguns solventes ou óleo de linhaça de acordo com a espessura que o artista deseja criar. Sua principal característica diz respeito à mistura cromática e o brilho conferindo acabamento excepcional, além da flexibilidade em função da lenta secagem da tinta, permitindo ao artista alterar seu trabalho quando necessário. Ainda assim, há algumas desvantagens no uso da tinta óleo, uma delas é o escurecimento ou amarelamento da tela com o passar dos anos em função do excesso de óleo de linhaça, por exemplo, além de fatores ambientais e baixa qualidade do material.

Grande parte das referências, acerca da história da arte, indicam que esta técnica de pintura surgiu na Europa no século XV e foi atribuído aos irmãos Van Eyck, no entanto estudos recentes sugerem que a pintura a óleo tenha surgido ainda no século VII. Em meio à destruição de gigantescas estátuas de Buda na região de Bamian no Afeganistão em 2001, pesquisadores de diversas nacionalidades do mundo descobriram milhares de imagens pictóricas. Por trás das estátuas destruídas haviam cavernas com paredes decoradas com pinturas de Buda e seres mitológicos pintados entre os séculos V e IX. Descobriu-se que as imagens pintadas no século VII foram realizadas com tinta óleo, ou seja, anteriores aos primeiros registros dessa técnica encontrados na Europa. Acredita-se que essas tintas foram produzidas a base de nozes e sementes de plantas.

No entanto, a pintura a óleo começou a ser disseminada entre os artistas pelos mestres flamencos e holandeses no século XV. Os artistas daquele tempo deveriam ter conhecimento das substâncias necessárias para a fabricação da tinta. O pigmento das tintas era feito a partir da pulverização e moagem de minerais e vegetais em sua forma bruta. Os artistas encontravam a matéria prima para suas pinturas em lojas especializadas, espécies de farmácia, as mesmas lojas frequentadas por médicos que adquiriam substâncias medicinais.

A pintura a óleo por ser a técnica mais tradicional nas artes visuais, pois é encontrada em diferentes momentos da história da arte. Atualmente é possível para qualquer pessoa ter em sua casa um autorretrato com efeito de pintura a óleo, por exemplo, por meio de programas editores de imagens que disponibilizam filtros que simulam a ideia de acabamento a óleo, aplicando texturas que lembram pinceladas.

Leia também:

Referências:

A origem das pinturas a óleo. Disponível em: < http://revistapesquisa.fapesp.br/2008/06/01/a-origem-das-pinturas-a-oleo/ >

Breve histórico da tinta a óleo. < http://www.cozinhadapintura.com/2010/09/historia-da-tinta-oleo.html >

Arquivado em: Pintura