Artes visuais

Graduada em Artes-Dança (Unicamp, 2018)

Ouça este artigo:

As Artes Visuais, assim como a Dança, a Música e o Teatro, são uma linguagem da Arte. Elas são compostas por manifestações artísticas que podem ser vistas, isto é, sua apreciação acontece através da visão. As técnicas e obras são vastas, mas podemos destacar a pintura, a cerâmica, a fotografia, o desenho, o artesanato e a escultura como alguns exemplos.

Apesar das Artes Visuais serem caracterizadas pela fruição visual, manifestações artísticas como coreografias e peças teatrais não são consideradas nessa categoria. Logo, devido ao seu caráter mais dramático, elas são definidas como Artes Cênicas. Todavia, essa fronteira entre o visual e o visual dramático é flexível e expressões como o cinema, a arte interativa e o vídeo-arte são classificados como Artes Visuais.

Importância

A Arte revela as características do tempo e da sociedade em que ela foi concebida. Através da análise de um movimento artístico, de uma obra ou até mesmo da carreira de um artista, pode-se entender mais sobre aquele período histórico. Assim, uma das contribuições das Artes Visuais para a sociedade, está no fato de que ela é um efetivo registro histórico.

Por exemplo, ao procurar informações sobre o período do Renascimento, artistas como Michelangelo e Botticelli podem ser estudados. Os valores e princípios por detrás de suas pinceladas revelam o valor comum do humanismo e da retomada da Antiguidade Clássica que perpetuavam nos séculos XIV a XVI.

Outro fator importante é que as Artes Visuais colaboram com o processo de desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e perceptivo da criança. O criar artístico desenvolve a imaginação da criança ao mesmo tempo que a permite se expressar e interagir com o mundo a sua volta. Sua importância é tamanha que o ensino de Artes Visuais, assim como o das outras linguagens artísticas, é, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), componente obrigatório da Educação Básica.

Artes Visuais na Atualidade

Agilidade, tecnologia e pluralidade são algumas palavras que definem o final do século XX e o século XXI, sendo assim, certamente não deixariam de influenciar a Arte desse período. Portanto, com o desenvolvimento das tecnologias, as Artes Visuais ganham novo espaço no ambiente digital. Alguns exemplos são:

  • Animação: é o desenho em movimento, ou seja, quando ilustradores dão vida a objetos inanimados utilizando o ambiente virtual para isso.
  • Arte Multimídia: é aquela que integra diferentes mídias para a elaboração da obra. Podem ser mídias gráficas, digitais, sonoras, textuais, entre outras.
  • Design Gráfico: é a arte da comunicação que envolve a criação visual sites, blogs e banners, a concepção de logomarcas e embalagens de produtos, entre outras ações do meio digital que transmitem ideias e conceitos.

Carreira Profissional

A pessoa que se interessa pelas Artes Visuais pode trilhar uma carreira profissional nesse ramo como artista plástico, professor e/ou pesquisador. Para atingir esse objetivo os caminhos são variados, mas todos efetivos.

Alguns escolhem o ambiente universitário para se aperfeiçoar. Cursos de graduação em Artes Visuais são oferecidos em diferentes universidades públicas e privadas. A pessoa que se interessar, após 4 anos de estudo, pode obter os títulos de Bacharelado e Licenciatura. Esse caminho permite a continuidade do estudo na área da pesquisa através de um Mestrado, Doutorado e Pós Doutorado.

O caminho universitário da Licenciatura também oportuniza que, após a graduação, a pessoa se torne um professor de Artes Visuais. O profissional pode ministrar aulas em ambiente formal e não formal de ensino. A Educação Básica pública ou privada (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio) e o Ensino Superior são exemplos de ambiente formal. Já ONGs e escolas de arte são ambientes não formais.

Outros preferem as escolas de arte como o local para iniciar ou aprofundar seus conhecimentos. Escolas de pintura, de desenho, de cerâmica e de escultura, por exemplo, garantem uma base artístico-técnica eficaz para o artista plástico. Lá ele aprende sobre a história daquela arte, os materiais utilizados, o passo a passo do processo artístico, além das técnicas para a elaboração da obra de arte.

Referência Bibliográfica:

FUNDEB. Artes Visuais. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, sem ano. Disponível em: < http://www.fnde.gov.br/financiamento/fundeb/consultas/item/4096-artes-visuais>. Acesso em: 04 de dezembro de 2021.

Arquivado em: Artes, Profissões