Difusão

Por Fabiana Santos Gonçalves
Chamamos de difusão o movimento livre de partículas contidas em uma solução, distribuindo-se uniformemente nela.

A difusão acontece a favor de um gradiente de concentração, ou seja, de uma região muito concentrada de alguma molécula para uma pouco concentrada e esse transporte não envolve gasto de energia. Em sistemas físicos um aumento na temperatura acelera a taxa de difusão, mas em sistemas biológicos apenas a diferença de concentração que faz a difusão ocorrer, pois dentro da célula a temperatura é sempre a mesma. A velocidade da difusão aumenta conforme aumenta o gradiente de concentração.

A resistência friccional é um dos princípios fundamentais da difusão e podemos calcular utilizando a seguinte fórmula:

δ = 1/f
δ = taxa de difusão
f = resistência friccional

Quanto menor a resistência friccional, mais rapidamente ocorrerá a difusão. Por isso a difusão de gases é tão rápida. A água no estado líquido se difunde bem mais devagar que o vapor de água. Mas quando consideramos a difusão em uma célula vegetal precisamos considerar a energia livre das moléculas. Como a difusão depende do movimento das moléculas, está relacionada com a agitação térmica (ou movimento da molécula) e a quantidade de moléculas no local.

Quando a difusão ocorre através de uma membrana, devemos considerar, além da temperatura e gradiente de concentração, o tamanho das moléculas e a permeabilidade da membrana para a substância.

Representação esquemática da troca de gases entre a célula e o ambiente que ocorrem por difusão simples.

Existe também a difusão facilitada nas células vegetais. Ela ocorre com o intermédio de proteínas carregadoras que estão na membrana, a favor de um gradiente de concentração, sem gasto de energia.

Proteínas, polissacarídeos e outras partículas grandes podem não atravessar a membrana com o auxílio de proteínas carregadoras em função do seu tamanho, então são transportadas para dentro e fora da célula por vesículas.

O englobamento de partículas sólidas através dessas vesículas é chamado fagocitose. Este tipo de transporte é utilizado como forma de alimentação de vários organismos, como por exemplo a ameba.

O englobamento de partículas líquidas através dessas vesículas é chamado pinocitose e ocorre em todas as células vegetais.