Endocitose

Por Débora Carvalho Meldau
A endocitose é um processo através do qual são captadas, pelas células, macromoléculas, substâncias em forma de partícula, e em certos casos, outras células. Em outras palavras, as partículas em questão passam do meio extracelular para o meio intracelular, através de vesículas (vesículas de endocitose) formadas durante o processo de englobamento delas.

Existem três tipos de processos de endocitose: pinocitose, fagocitose e endocitose mediada.

Pinocitose

Neste tipo de endocitose, as vesículas são muito pequenas em relação aos outros processos e a célula ingere moléculas solúveis, o que seria muito difícil de ser realizado através de outro modo.

Durante o mecanismo de pinocitose, há um gasto energético muito grande, sendo assim, há uma grande seletividade para determinadas substâncias, como: os sais, aminoácidos e determinadas proteínas, sendo todas elas hidrosolúveis.

Fagocitose

O processo de fagocitose é muito parecido com o processo descrito anteriormente. Entretanto, o material envolvido pela membrana da célula difere do material envolvido durante a pinocitose, por não estar diluído.

Diferentemente do processo de pinocitose que é realizado por quase todas as células eucarióticas, diversas das células que fazem parte de organismos multicelulares não realizam a fagocitose. Esse processo é realizado apenas por células específicas, como amebas, leucócitos e macrófagos, através de expansões citoplasmáticas envoltas por membrana, denominadas pseudópodes, que “abraçam” o material a ser englobado.

Dentro da célula fagocítica, são secretadas enzimas citoplasmáticas no interior da vesícula, que fará com que o material englobado seja degradado.

Endocitose Mediada

Este tipo de endocitose é desencadeada pela ligação de uma certa substância, a um constituinte específico da membrana, denominado de receptor. É fundamental que a célula possua receptores específicos para que a substância em questão consiga entrar na célula através desse processo. Muito vírus e toxinas utilizam esse mecanismo para entrarem nas células.

Fontes:
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia/cito13.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Endocitose
http://clientes.netvisao.pt/freiremj/t_particulas_endo.html
http://www.icb.ufmg.br/prodabi/grupo4/endocitose.html