Machu Picchu

Por Tiago Ferreira da Silva
Machu Picchu ou Machu Pichu, é um monumento inca descoberto no ano de 1911 pelo antropólogo norte-americano Hiram Bingham, que estava à procura da legendária capital inca de Vilcabamba.

Não se tem um registro preciso de sua construção, mas alguns especialistas indicam que Machu Picchu foi finalizada no século XV, antes da aparição dos primeiros europeus na América.

O monumento localiza-se no Peru, na Cordilheira dos Andes, e é considerada uma histórica cidade perdida, sendo totalmente erigida com pedras no topo de uma montanha a mais de 2400 metros de altitude, dando a ideia de proximidade com o divino.

Por ser uma sociedade antiga de forte inclinação religiosa, os incas construíram Machu Picchu em adoração ao deus sol, pontuando praças, cemitério e casas em lugares estratégicos para dar passagem à divindade adorada.

Toda a cidade histórica é feita de pedra, hoje em ruínas. Além das casas e praças, havia santuários para celebração religiosa, aquedutos e grandes terraços onde os incas desenvolviam a agricultura.

Quando Bingham descobriu a cidade perdida de Machu Picchu, conseguiu coletar mais de 500 vasos e 220 objetos de cobre, prata e cerâmicas para estudo. Analisando os materiais, constatou que a ocupação dos incas nesta cidade estava associada à proteção de um rei da sociedade, que era comparado a um ente próximo ao deus sol.

A cidade tem cerca de 530 metros de comprimento e 200 metros de largura, onde se contabiliza mais de 170 recintos. O local é dividido pela zona agrícola, que ficava ao leste e contava com uma complexa estrutura que permitia o desenvolvimento da agricultura; e a zona urbana, onde fica localizada a maioria dos templos e casas. As áreas são divididas por um muro de cerca de 400 metros de comprimento.

Atualmente, Machu Picchu preserva apenas 30% de sua estrutura original – o restante foi restaurado com encaixes de pedras menores mais espaçadas. É considerada patrimônio mundial pela UNESCO e um dos principais destinos dos turistas que visitam a América Latina.

Em 2007, Machu Picchu foi eleito oficialmente como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Fontes:
http://www.suapesquisa.com/monumentos/machu_picchu.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Machu_Picchu