Havana

Havana é a capital de Cuba e maior território das ilhas do Caribe. Por acontecimento históricos, a cidade é considerada mundialmente uma das mais ricas em cultura.

Com diversos museus, catedrais, mansões e castelos, Havana é conhecida pela presença de elementos que remetem ao período em que era uma colônia da Espanha. Apenas no bairro chamado de Velha Havana encontram-se cerca de novecentos monumentos  daquela época, como a Catedral e o Palácio Presidencial. Por isso, o bairro ganhou a classificação de Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Apesar da grande riqueza de elementos históricos em Havana, a cidade é conhecida pela exuberância de sua música e dança, vista nos clubes e cabarets e, até mesmo, nas ruas. Fora isso, a capital de Cuba apresenta diversas companhias de dança, escolas de ballet respeitadas mundialmente e um conglomerado teatral que é considerado o maior do Caribe.

Havana possui uma grande costa com 15 quilômetros de praias e recifes de corais bem conservados que podem ser observados abaixo e acima do nível da água. Outros destaque da cidade é o Parque Lenin, com cerca de 700 hectares em locais de natureza conservada e exuberante.

Apesar de Havana possuir uma infinidade de escritores de origem cubana, são dois autores estrangeiros que atraem turistas à cidade. Isso ocorre, pois, o espanhol Federico Garcia Lorca e o norteamericano Ernest Hemingway estabeleceram-se por muito tempo em Havana, fazendo parte do folclore da cidade.

Hemingway, autor de O Velho e o Mar, viveu cerca de 20 anos na ilha e seu bar preferido chamava-se La Bodeguita del Medio. O local foi inaugurado em 1942 por Ángel Martínez, um comerciante. Todos os dias, turistas repetem a frase que o escritor costumava dizer: "Mojito em La Bodeguita e daiquiri na Floridita".

De acordo com reportagem do jornal Folha de São Paulo do dia 24 de abril de 2012: "Nas paredes de La Bodeguita há uma grande foto de Fidel Castro com Hemingway e uma infinidade de mensagens grafitadas deixadas por visitantes, tanto anônimos quanto famosos, entre eles o ex-presidente socialista chileno Salvador Allende (1970-1973), que escreveu: 'Viva Cuba libre, Chile espera. 28 junio 1961'".

Entre outras atrações de Havana, destacam-se: Fortaleza de San Carlos de La Cabaña, Capitolio Nacional, Castillo del Morro, Cementerio de Colón, La Calle 23 en el Vedado, La isla del coco, Catedral Ortodoxa, Ciudad Deportiva, La Fuente Luminosa, Plaza Vieja, Palacio de la Revolución e o Museo Nacional de Bellas Artes.

Fontes:
http://www1.folha.uol.com.br/turismo/1080776-bar-frequentado-por-hemingway-em-cuba-faz-70-anos.shtml
https://pt.wikipedia.org/wiki/Havana

Arquivado em: Cuba