Artropatia de Jaccoud

A artropatia de Jaccoud trata-se de uma poliartrite crônica, caracterizada pela deformação insidiosa, progressiva e permanente, especialmente nas mãos, resultando em desvio ulnar dos dedos redutível. Costuma afetar indivíduos que possuem outras patologias como febre reumática, artrite psoriásica, doença mista do tecido conjuntivo, lúpus eritematoso sistêmico, síndrome de Sjögren e artrite reumatoide.

Em 1867, Jaccoud relatou uma artropatia crônica em um paciente portador de febre reumática, denominando esta condição de reumatismo fibroso crônico. Anos após, Bywaters descreveu 12 casos e, em 1950, fez uma extensa revisão de literatura, conferindo o nome a esta condição de síndrome de Jaccoud.

Estima-se que esta desordem afete de 20 a 80 mil indivíduos a cada 100.000 por ano. Decorre do acúmulo de auto-anticorpos que resulta na formação de complexos imunes, que se acumulam em órgãos e tecidos, e como consequência surgem lesões sintomáticas. Os órgãos mais afetados por esses depósitos são os glomérulos renais, a pele, os pulmões, o fluido sinovial, dentre outros.

Clinicamente, os pacientes apresentam desvio ulnar do quinto quirodáctilo e subluxação das articulações metacarpofalangeanas, resultando na deformidade das mãos. Em raros casos pode afetar também os pés.

O diagnóstico deve ser estabelecido através de uma avaliação minuciosa do paciente e de seu histórico, devendo diferenciá-la de outras desordens reumáticas. Além de uma anamnese detalhada, alguns exames laboratoriais podem auxiliar no fechamento do diagnóstico, como velocidade de hemossedimentação e testes sorológicos de fator reumatoide.

O único tratamento eficaz é eliminar a doença de base. Comumente a sintomatologia responde positivamente a administração de salicilatos. Também existe a opção cirúrgica, mas esta deve ser feita somente em alguns casos, quando determinado por especialistas.

Por ser uma desordem de evolução benigna, não havendo, na maioria das vezes, o acometimento de outras articulações, o prognóstico é bom.

Fontes:
http://www.precepta.com.br/dicionario/artropatia-de-jaccoud/
http://www.pharmecum.com.br/atual_jornal.cfm?jor_id=1544
http://www.diagnosticojournal.com/articulos/271-1-Artritis_Lupica_No_Erosiva_(Artropatia_De_Jaccoud)_.pdf

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Doenças