Cegueira Noturna

Por Débora Carvalho Meldau
A cegueira noturna, também conhecida como nictalopia, é uma condição que resulta na dificuldade ou impossibilidade de enxergar em ambientes escuros. Este problema é um sintoma de diferentes doenças que acomete o globo ocular. Pode ser congênita ou causada por alguma deficiência nutricional, como a falta de vitamina A.

A região periférica da retina é composta por cones e bastonetes, sendo que esta última encontra-se presente em maior quantidade. Os bastonetes são células que permitem a visão quando há pouca luminosidade. Deste modo, a perda da visão periférica normalmente resulta em cegueira noturna. Indivíduos com essa condição além de enxergarem mal no escuro, precisam de um tempo maior para os olhos se adequarem à variação luminosa.

As etiologias são diversas. A principal causa de cegueira noturna é a retinite pigmentosa, que é uma desordem onde os bastonetes perdem gradativamente sua capacidade de resposta à luz. Esta é uma condição genética, e os indivíduos que a possuem apresentam também cegueira noturna progressiva, além de existir a possibilidade de a visão ser afetada também pela luz do dia.

Na cegueira noturna congênita relacionada com o cromossomo X, há  um mau funcionamento dos bastonetes desde o nascimento, no entanto, não há piora com o tempo. Outra causa da nictalopia é a falta de vitamina A (retinol) na dieta, que está presente nos óleos de peixes, fígado e laticínios. Quando esta for a causa, o tratamento pode ser feito por meio da administração oral da vitamina em questão.

Além dessas etiologias, outras também são responsáveis por essa condição, como a miopatia patológica, catarata cortical periférica e doença de Oguchi.

Fontes:
http://www.copacabanarunners.net/cegueira-noturna.html
http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/003039.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nictalopia
http://saude.hsw.uol.com.br/como-cuidar-dos-seus-olhos4.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.