Paroníquia

A paroníquia, popularmente conhecida como panarício ou unheiro, é uma infecção da pele localizada ao redor da unha da mão ou do pé, que normalmente tem como agente etiológico a levedura Candida albicans e, em raros casos, bactérias; contudo, pode ser causada por outros fungos que não a C. albicans.

É uma afecção comum em indivíduos com alterações da circulação dos dedos e que estão em contato constante com água, ou crianças que apresentam o hábito de colocar o dedo na boca copiosamente. É comum em pacientes diabéticos que mexem com água por muito tempo. Pode resultar também de traumas da região, como roer ou palitar a unha, ou devido à manipulação inadequada da cutícula.

O tratamento pode ser feito por meio da realização de compressas ou de banhos quentes que auxiliam no alívio da dor. Estes últimos, por sua vez, resultam em um aumento da circulação sanguínea, o que é benéfico no combate à infecção. Em muitos casos, o médico realiza a drenagem da infecção, por meio de uma diminuta incisão feita com bisturi no abscesso. Quando se alcança a drenagem adequada, pode não ser necessária a realização do tratamento medicamentoso com antibióticos. Caso a infecção possua características de propagação, o médico pode receitar antibióticos orais.

Se a causa da afecção for fúngica, deve ser realizada a drenagem de infecção e uso tópico de antifúngicos que contenham quetoconazol, ciclopirox ou miconazol, recomendando-se também banhos quentes. Nos quadros mais graves, receita-se também antifúngico oral.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Paroníquia
http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/001444.htm
http://www.manualmerck.net/?id=227&cn=1851
http://www.drauziovarella.com.br/ExibirConteudo/2456/micose/pagina3/paroniquia

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Doenças