Pinguécula

O termo pinguécula refere-se a um tipo de degeneração da conjuntiva ocular próximo à córnea, que leva ao surgimento de uma lesão elevada e de coloração amarelada.

Tipicamente surge na área de abertura palpebral, a qual fica exposta aos raios solares. É mais comum em indivíduos de meia idade ou idosos que foram expostos aos raios solares a maior parte da vida, embora também possa ser encontrada em crianças e jovens.

A sintomatologia costuma ser restrita. Pode levar à sensação de corpo estranho quando se torna elevada. Também pode ocorrer inflamação da pinguécula, condição denominada pingueculite. Depois de exposição à água, sol, vento, poeira ou situações que causam ressecamento ocular.

O tratamento fica na dependência da gravidade do quadro. Pacientes com pinguécula devem proteger a conjuntiva ocular por meio do uso de óculos escuros adequados. Além disso, o uso de colírios lubrificantes auxilia no alívio dos sintomas brandos, enquanto os colírios com anti-inflamatórios devem ser utilizados em casos mais graves.

Também existe a opção de remoção cirúrgica da pinguécula nos casos mais severos, quando esta condição está afetando a visão, o ato de piscar ou o uso de lentes de contato.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pingu%C3%A9cula
http://www.iobh.com.br/?cntID=102

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Doenças