Resistência à insulina

Resistência à insulina, também chamada de insulino-resistência, trata-se de uma condição de saúde na qual os níveis normais do hormônio insulina não são capazes de conferir uma resposta normal à insulina nos adipócitos, miócitos e hepatócitos. Esta resistência ocorre apenas em células insulino-dependentes.

A insulina, sintetizada no pâncreas, transmite um sinal para todas as células do organismo para que o nosso corpo permita a entrada da glicose da corrente sanguínea para o meio intracelular para ser utilizada como combustível. O organismo de portadores de resistência à insulina, numa tentativa de compensação, passa a secretar maiores quantidades desse hormônio para que o mesmo exerça sua função. Contudo, em certos casos esse mecanismo pode ser ineficiente, resultando em uma concentração exacerbada tanto de insulina quanto de glicose na corrente sanguínea, podendo ocasionar um estado de pré-diabetes ou até mesmo de diabetes. Esta condição também pode estar ligada a hipertensão arterial, colesterol sanguíneo elevado e doenças cardiovasculares.

As condições de maior destaque que levam ao quadro de resistência à insulina são a obesidade e o sedentarismo. Algumas outras condições estão associadas a esse quadro, como, por exemplo, a síndrome do ovário policístico. Nos indivíduos com diabetes do tipo 2 é comum encontrar certo grau de resistência à insulina.

O diagnóstico é clínico, especialmente quando se trata de um paciente obeso, que apresenta taxa glicêmica alterada. Alguns indivíduos também podem apresentar manchas de coloração escura nas axilas e na nuca. No geral, quando realizada a dosagem de insulina, esta se encontra elevada, em decorrência da tentativa de correção do defeito por parte do organismo.

Para correção desta condição, além do combate à obesidade e ao sedentarismo, o médico pode prescrever alguns medicamentos eficazes no controle do problema e de suas possíveis consequências.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Resist%C3%AAncia_%C3%A0_insulina
http://www.diabete.com.br/biblio/resistencia1.html
http://www.fleury.com.br/Clientes/SaudeDia/Artigos/pages/Oque%C3%A9resist%C3%AAncia%C3%A0insulina.aspx

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Doenças