Espectro Biológico

Por Marina Martinez
Denomina-se espectro biológico a representação dos níveis de organização da vida.

O carbono, elemento químico representado pelo símbolo C, forma parte de todos os seres vivos. Combinado com outras substâncias inorgânicas como o oxigênio, hidrogênio e nitrogênio, formam moléculas orgânicas ainda sem vida, como os aminoácidos. Vários aminoácidos unidos por ligações peptídicas formam as proteínas, substâncias orgânicas estruturais importantes à célula.

No ácido desoxirribonucléico (ADN ou DNA em inglês) são organizadas outras substâncias orgânicas dando início ao fenômeno da vida que esta organizada em diversos níveis de organização, onde cada nível depende do equilíbrio dos outros níveis presentes no espectro biológico para se manter estável.

O nível inicial de organização da vida são as moléculas orgânicas complexas, que se organizam em organelas vivas. Transformam-se em várias organelas citoplasmáticas como as mitocôndrias, os lisossomos, os ribossomos, cloroplastos, entre outras.

nivel1

As organelas vivas se organizam em várias células vivas como as hemácias, a células epiteliais, os neurônios, etc.

nivel2

Essas células vivas se organizam em tecidos vivos. Células como as hemácias e os leucócitos fazem parte do tecido sanguíneo, os neurônios fazem parte do tecido nervoso, etc.

nivel3

Os tecidos vivos se organizam em órgãos vivos.

nivel4

Os órgãos vivos se organizam em sistemas vivos. (Respiratório, Digestivo, Reprodutor, Nervoso, etc.)

nivel5

Os sistemas vivos se organizam em organismos vivos (o homem, a ave, o cachorro, o peixe, etc.).

nivel6

Organismos vivos se organizam em populações vivas.

nivel7

Populações vivas se organizam em ecossistemas vivos.

nivel8

Os ecossistemas vivos se organizam em um bioma vivo.

nivel9

Os biomas vivos se organizam em biócoros vivos e formam biociclos. Os biociclos vivos se organizam em uma biosfera viva que se organizam em um Cosmo vivo, chegando ao último nível da organização da vida.