Incineração do Lixo

Por Douglas Jivago
A Incineração do lixo é uma prática muito antiga para a eliminação do lixo, principalmente em áreas rurais, é  a queimada desse material. Porém, quando feita de forma "artesanal", traz ao meio ambiente mais prejuízos que benefícios. Uma sugestão para a resolução desse problema é a incineração do lixo.

Foto: makieni / Shutterstock.com

Foto: makieni / Shutterstock.com

Incineração é o processo de queima do lixo a altas temperaturas. O objetivo principal de tal procedimento é a redução do volume de lixo. O principal problema oriundo desse processo é a poluição do ar devida aos gases liberados durante a combustão e a resíduos que passam pelos filtros e não são capturados, mas esse transtornos são, em sua maioria, gerados por mão de obra desqualificada e não como consequências diretas do processo.

O processo

A incineração controlada acontece em equipamentos denominados incineradores, nos quais, o material é queimado a temperaturas acima de 900 ºC. Utiliza-se uma quantidade apropriada de oxigênio para se conseguir uma combustão adequada do lixo a ser incinerado.

A matéria orgânica presente em meio ao material incinerado transforma-se em dióxido de carbono, vapor de água e  cinzas. O ideal é que no lixo reservado à incineração não existam elementos como casca de frutas, legumes e resíduos úmidos em geral, pois sua presença reduz a temperatura, o que pode influenciar negativamente no processo.
A incineração reduz o volume do lixo em, aproximadamente, 70%. Essa redução traz um grande bem: a diminuição de espaços para aterros sanitários.

Aplicação e Benefícios

A principal indicação para realização da incineração é a eliminação de material perigoso (material hospitalar e tóxico, por exemplo).  Como a incineração acontece, em geral, em usinas de incineração, o calor dissipado durante o processo é utilizado em diversas atividades, principalmente na produção de energia elétrica e no aquecimento de água.

Muitos países desenvolvidos utilizam a incineração de lixo urbano. Em alguns, esse é o principal processo para a eliminação do lixo. No Japão e na Suíça, por exemplo, a maior quantidade de lixo e eliminada por meio da incineração (72% e 88% , respectivamente).

Fogueiras e Queimadas vs. Incineração

Nas fogueiras destinadas à queimada de lixo, e em outras em geral, acontece a libertação de muitos poluentes, tanto para a atmosfera na forma de vapor, quanto para o solo, na forma de cinzas.

Isso ocorre por conta das condições nas quais acontecem tais fogueiras (A céu aberto, sem nenhum método técnico).
Por sua vez, no processo de incineração, existem aparelhagem, método e mão de obra definidos. Tal característica aumenta a confiabilidade dessa via.

O processo aqui estudado (incineração do lixo), é uma sugestão confiável e possivelmente, rentável para a eliminação dos resíduos, desde que realizado em ambiente adequado (usina de incineração) e com mão de obra qualificada. Já utilizada e com sucesso por países desenvolvidos.