Autodidata

Por Thais Pacievitch
Autodidata é a pessoa extremamente curiosa, que aprende de forma autônoma, por seu próprio esforço, através da pesquisa, buscando informações sobre determinado assunto. Passa por um processo de auto-educação. Quer descobrir tudo a respeito do seu objeto de interesse e para isso freqüenta bibliotecas, consulta dicionários, enciclopédias, sites na web, faz pesquisa bibliográfica até que tire todas as duvidas que tenha.

Para o autodidata, o processo de pesquisa acaba sendo mais valoroso que o próprio resultado, pois ao buscar uma informação, acaba se apropriando de vários outros conhecimentos.

Algumas pesquisas apontam que um primeiro passo para se tornar um autodidata seria preservar a curiosidade infantil. As crianças são muito curiosas, não se contentam com respostas superficiais. Se tiverem estimulados e incentivados o seu gosto pelo conhecimento, ao crescer poderá se tornar um autodidata.

Antigamente era raro um autodidata diplomado. Eles estudavam assuntos de seu interesse, se aprofundavam e aprimoravam tal conhecimento, criando inclusive teorias.

Atualmente, pela exigência do mercado, os autodidatas acabam se formando, e mantem atividades extras para desenvolver seu potencial. Uma espécie de hobby, no qual acabam sendo mais especialistas do que na própria profissão.

Essa facilidade em aprender e dominar determinado assunto não se restringe somente as ciências. Existem inúmeros artistas autodidatas.

Aprendem a tocar instrumentos, a pintar quadros, a compor ou a esculpir sem nunca ter tido uma única aula sobre tal assunto.

Sem dúvida, em profissões menos valorizadas encontramos muitos autodidatas que desconhecem sua condição. Muitos mecânicos, carpinteiros, desenhistas, por exemplo, aprendem e viram mestres em suas profissões por seu próprio esforço.

Alguns autodidatas famosos: Bill Gates (fundador da Microsoft), Alexander Graham Bell (cineasta e inventor) Stanley Kubrick (cineasta), Woody Allen (cineasta, musico, roteirista, escritor), Henry Ford (fundador da Ford), Charles Dickens (romancista), Walt Disney (cineasta, produtor e animador), Albert Einstein (físico), Jimi Hendrix (guitarrista, cantor, compositor e produtor), José Saramago (escritor), Machado de Assis (escritor), entre outros.