Magnésio

Graduação em Química (Centro Universitário Franciscano, UNIFRA, 2014)

Os metais na tabela periódica podem ser classificados como representativos ou de transição. O magnésio, de símbolo Mg é um metal representativo localizado no grupo dos metais alcalino-terrosos ou grupo 2. Possui número atômico 12 e número de massa 24,3 u.a. Juntamente com o berílio, o magnésio é um metal que apresenta baixo grau de oxidação. Este elemento é bastante eletropositivo e em uma ligação iônica tem a tendência a doar elétrons para se estabilizar. Confira abaixo algumas características:

  • Possui coloração branco-prateada;
  • Entra em combustão facilmente ao ser aquecido;
  • É o metal mais leve da tabela periódica;
  • Possui bastante resistência e dureza;
  • É encontrado na natureza sempre ligado a outro elemento químico;
  • É abundante principalmente na água do mar;
  • Encontra-se no estado sólido nas CNTP;
  • Extremamente inflamável.

Segundo o diagrama de Linus Pauling a distribuição eletrônica é a seguinte:

1s2 2s2 2p6 3s2

Portanto o átomo de magnésio possui três camadas eletrônicas e dois elétrons na camada mais externa.

O magnésio é encontrado em diversos produtos, incluindo alguns medicamentos. É o caso do leite de magnésia que é uma base deste elemento, Mg(OH)2 que tem como função no organismo a de tratar a prisão de ventre e a acidez estomacal.

O magnésio é utilizado também na indústria de pirotecnia, de borracha, como fertilizante para solo, e ainda nas indústrias têxtil e papeleira. É também material componente de algumas lâmpadas de flash. Nos organismos vivos exerce papel fundamental, como por exemplo na fotossíntese. A clorofila, pigmento responsável por esse processo, tem em sua composição o magnésio. Além disso, o organismo dos seres humanos necessita de magnésio para um bom funcionamento. Caso haja carência alguns dos sintomas podem ser a diarreia e o vômito, além de calcificação nos tecidos e até convulsões. Um ser humano adulto necessita diariamente de 300 miligramas de magnésio para o equilíbrio corporal.

O magnésio é muito utilizado também na síntese de reagentes de Grignard, que são aqueles que envolvem um composto de magnésio e bromo (MgBr) para reações orgânicas que produzem os silicones em geral.

Bibliografia:
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc12/v12a11.pdf

Arquivado em: Elementos Químicos