Lya Luft

Por Cristiana Gomes
Lya Luft nasceu em 15/09/1938 no Rio Grande do Sul em uma cidade de civilização alemã (Santa Cruz do Sul), por esta razão, desde cedo, começou a ter contato com escritores estrangeiros como Goethe – autor da obra Fausto.

Formou-se em Pedagogia e em Letras. É uma escritora renomada, tradutora, colunista e professora universitária.

Já traduziu inúmeros livros de grandes autores como: Virginia Wolf (escritora inglesa), Hermann Hesse (escritor alemão) e Doris Lessing (escritora inglesa).

Seus primeiros poemas foram escritos quando estava casada com Celso Luft (filólogo, gramático, lingüista, dicionarista e professor). Tais poemas foram reunidos no livro Canções de Limiar, em 1964.

Algumas Obras

- Flauta Doce
- As Parceiras
- Reunião de Família
- O Quarto Fechado
- Exílio
- O Lado Fatal
- O Rio do Meio
- Secreta Mirada

Lya Luft é uma escritora de personalidade forte e opiniões marcantes a respeito de vários assuntos como sexo e vida pessoal.

Foi casada com Celso Luft (19 anos mais velho que ela), se divorciou e se casou com o psicanalista e escritor Hélio Pellegrino. Cinco anos após a morte de Hélio voltou a se casar com Celso, que morreu 3 anos depois.

Hoje, Lya está concentrada em suas obras e não quer fazer parte de nenhum grupo literário, escreve porque gosta e porque a faz feliz. Seus livros são um sucesso e traduzidos para o inglês, italiano e alemão.