Modalidades Olímpicas

Pós-graduação lato sensu em Jornalismo (Faculdade Cásper Líbero, 2014)
Graduação em Educação Física (Complexo Educacional FMU, 2007)

Durante milênios, agregaram-se novos tipos de desportos nos Jogos Olímpicos, chegando hoje ao número de 42 modalidades, derivadas de 33 esportes diferentes. Para a realização de todas 306 provas na edição do Rio 2016, são necessários 19 dias.

Dentre as pioneiras está o Atletismo, com provas de velocidade, meio-fundo e fundo, que variam de 100 a 5 mil metros, contendo também corrida de obstáculos. Pouco, se comparado com a maratona, que equivale a 42,195km e a Marcha Atlética, que diferencia-se pelo fato do atleta sempre manter um dos pés no solo durante as passadas.

No salto em distância, triplo, em altura e com vara, o competidor tem três tentativas de execução, valendo a melhor nota. Além é claro, do arremesso de peso e os lançamentos de disco, dardo e martelo, que possuem como objetivo lançar na maior distância possível.

Em uma competição exclusiva para mulheres, o Heptatlo é composto por sete provas, enquanto o masculino, Decatlo com dez.

Encontra-se atualmente o Tênis, esporte onde soma-se pontos quando o adversário não consegue rebater a bola. Muito semelhante ao Tênis de Mesa, que ao invés de ser praticado em uma quadra, utiliza-se uma mesa de 2,74m por 1,75m. Na mesma esfera esportiva, o Badminton diverge dos outros, pois joga-se com uma peteca no lugar da bola.

Basquetebol, Futebol, Handebol, Rugby, Voleibol e Vôlei de Praia compõem a classe que fazem uso de bolas para sua prática. Na quadra, no campo ou na areia, essas modalidades são disputadas em equipes, exceto o Vôlei de Praia em duplas.

Desde os primeiros jogos da antiguidade, o Boxe utiliza-se de socos para vencer o oponente. O que é proibido na Luta Estilo Livre e Grego-Romana, pois além não ser permitido golpes baixos, o propósito é manter as costas do adversário no tapete. Mais tarde, incluíram o Judô e o Taekwondo, artes de proveniência oriental, caracterizam respectivamente por imobilização e pancadas no tronco e na cabeça. Partes do corpo que, do mesmo modo, somam pontos na Esgrima, dependendo é claro, do tipo de espada utilizada.

As bicicletas estão presentes em quatro provas de Ciclismo, considerada a mais radical, o BMX é composto de saltos e manobras durante o percurso. Sem perder a aventura, o Mountain Bike explora os obstáculos pela natureza. Como próprio nome diz, o Ciclismo de Estrada é realizado em uma via por um determinado trajeto, já o Ciclismo de Pista, os atletas correm sem possuir os freios.

Apesar das atividades aquáticas serem desenvolvidas no mesmo ambiente, não são muito semelhantes. A Natação possui provas individuais e revezamentos, distinto do Polo Aquático, separado por equipes com propósito de fazer gols. Da coreografia do Nado Sincronizado aos Saltos Ornamentais, a perfeição da apresentação é o que conta. Ao contrário da Natação, as Maratonas Aquáticas ocorrem em mar aberto com 10 km de braçadas.

Composta com diferentes aparelhos, a Ginástica Artística integra uma sequência de movimentos obrigatória, onde cada erro desconta-se pontos. Muito próximo está a Ginástica Rítmica, uma dança manuseada com corda, bola, arco, fita ou maças. Já na Ginástica de Trampolim, a dificuldade das acrobacias, somada ao tempo em que se permanece no alto, caracteriza o critério de avaliação.

O Hipismo divide-se em Saltos, CCE (curso completo de equitação) e Adestramento. Essa modalidade não possui diferença nas provas entre os sexos. O cavalo deve ser guiado pelo competidor evitando sofrer faltas.

Passando por corredeiras, os atletas da Canoagem Slalom disputam individualmente ou em duplas, servindo-se de um caiaque ou canoa. O mesmo transporte da Canoagem Velocidade, mas sem correntezas e em linha reta. No Remo, os barcos podem transportar até 9 atletas no time, que percorrem uma distância de 2 mil metros, com movimentos em conjunto. Nada parecido com a Vela, onde o fator externo vento é decisivo e o esportista precisa cumprir as voltas em torno dos pontos pré-determinados.

Torneio de Tiro com Arco são flechas atiradas no centro do alvo, em um espaço de 70 metros. Assim como no Tiro Esportivo, com alvos fixos e móveis, necessitam de exatidão no momento do disparo da arma.

Conduzindo a bola até finalizar ao gol, o Hoquei na Grama é praticado em um campo de grama artificial, com cada jogador portando um taco. Instrumento parecido ao usado no Golfe, onde a meta é acertar em poucas tacadas as bolinhas nos buracos.

Muita força se faz necessária para o Levantamento de Peso, para triunfar ergue-se o maior peso da disputa. Não somente a potência, mas habilidade e resistência são aspectos imprescindíveis no Pentatlo Moderno formado por esgrima, natação, hipismo, corrida e tiro esportivo, todas finalizadas no mesmo dia. Encerrando o grupo de disputas compostas, o Triatlo pratica-se rigorosamente na ordem, natação, ciclismo e corrida sem interrupções.

Referências Bibliográficas:
http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/olimpiadas/modalidades
https://www.rio2016.com/esportes

Arquivado em: Esportes