Exercícios de Sociologia

Selecionamos as questões dos vestibulares mais importantes do país para elaborar este banco de exercícios de Sociologia.

Exercício 1: (Enem 2016)

A sociologia ainda não ultrapassou a era das construções e das sínteses filosóficas. Em vez de assumir a tarefa de lançar luz sobre uma parcela restrita do campo social, ela prefere buscar as brilhantes generalidades em que todas as questões são levantadas sem que nenhuma seja expressamente tratada. Não é com exames sumários e por meio de intuições rápidas que se pode chegar a descobrir as leis de uma realidade tão complexa. Sobretudo, generalizações às vezes tão amplas e tão apressadas não são suscetíveis de nenhum tipo de prova.
DURKHEIM, E. O suicídio: estudo de sociologia. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

O texto expressa o esforço de Émile Durkheim em construir uma sociologia com base na:


Exercício 2: (URCA 2016/1)

Analise os Mapas Temáticos, e identifique a(s) assertiva(s) verdadeira(s) sobre a temática dos mesmos.

1) Como sabemos Direitos Civis e Homossexualidade estão bem mais frequentes no diálogo da nossa sociedade, e diante das informações dos mapas fica claro que no Estado do Ceará, essas mazelas foram eliminadas devido a eficiência das políticas de combate a crimes de minorias.
2) Fazer com que os agressores leiam e entendam a resolução da ONU, que afirma que todos os seres humanos nascem livres e iguais no que diz respeito a sua dignidade e seus direitos, é suficiente para acabar com a violência e discriminação no Brasil.
3) Criticar os homossexuais por sua homossexualidade como pessoas moralmente reprováveis pelo simples fato de amarem pessoas do mesmo sexo é tão arbitrário quanto criticar todos os negros por sua cor de pele como pessoas moralmente reprováveis. Fazer isso é crime (injúria e/ou difamação) e ilícito civil (dano moral) hoje, e continuará sendo com o PLC n.º 122/06, embora com uma pena maior.
4) Segundo dados do IPEA, ser mulher no Brasil é extremamente perigoso. Somente em dois anos, entre 2009 e 2011, quase 17.000 mulheres morreram por conflitos de gênero, o chamado feminicídio, que acontece pelo fato de ser mulher. Ou seja, 5.664 mulheres são assassinadas de forma violenta por ano ou uma a cada 90 minutos.

Qual a alternativa que traz informações verdadeiras?


Exercício 3: (Unespar 2016)

“Ter uma visão de mundo, avaliar determinado assunto sob certa ótica, nascer e conviver em uma classe social, pertencer a uma etnia, ser homem ou mulher são algumas das condições que nos levam a pensar na diversidade humana, cultural e ideológica, e, consequentemente, na alteridade, isto é, no outro ser humano, que é igual a cada um de nós e, ao mesmo tempo, diferente”.
(TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. 2ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2010, p. 174)

Observa-se, na sociedade contemporânea, um certo comportamento de intolerância para com o outro, sobretudo, o considerado diferente, isto é, tem ocorrido,especialmente na sociedade atual, uma visão do todo a partir das partes, quer dizer, indivíduos e grupos têm observado a realidade circunstancial por meio de sua ótica, de sua etnia e de seus valores de mundo. Esse comportamento é, de acordo com o sociólogo Summer, denominado de:


Exercício 4: (Unespar 2016)

A sociologia, enquanto ciência da sociedade, é definida a partir de um método, bem como de um objeto clarificado, a saber, funcionalismo (método) e fato social (objeto). Ainda que Augusto Comte, com seu curso de filosofia positiva, tenha construído uma filosofia da história, que se desdobra, a partir de Emile Durkheim, na denominada ciência da sociedade, sociologia, não se pode, do ponto de vista de um método e também de um objeto, atribuir a Augusto Comte a paternidade da sociologia, mas sim ao pensador francês, Emile Durkheim, pois é dele a construção de um objeto para a sociologia.

Desse modo, assinale, das alternativas abaixo, a obra que representa, no expediente de Durkheim, o nascimento da sociologia como ciência a partir da definição do fato social.


Exercício 5: (Unespar 2015)

“Portanto, para a sociedade, a educação é apenas o modo pelo qual ela prepara no coração das crianças as condições essenciais de sua própria existência (...). A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre aquelas que ainda não maturas para a vida social”.
DURKHEIM, Educação e Sociedade, Petrópolis: Vozes, 2011, p. 53

De acordo com Durkheim é correto afirmar que:


Exercício 6: (Unespar 2015)

“Na escola existe todo um sistema de regras que determina a conduta da criança. Ela deve comparecer à classe com regularidade, num horário estabelecido, mantendo uma postura adequada; enquanto permanece em sala de aula, não pode perturbar a ordem; deve aprender suas lições, fazer os deveres de casa com suficiente dedicação, etc. Há um grande número de obrigações às quais a criança deve submeter-se”.
DURKHEIM, Lições de Sociologia, São Paulo: Martins fontes, 2008, p. 149

Considere o texto acima e, segundo Durkheim, assinale a questão correta:


Exercício 7: (Unespar 2015)

A visão de Taylor, a de Ford e, depois a de Elton Mayo revelam a influência das formulações de Durkheim sobrea consciência coletiva. Durkheim afirmou que a uma consciência coletiva que define as ações individuais, submetendo todos à norma, à regra, à disciplina, á mora e à ordem estabelecidas. As empresas devem dar continuidade a isso, definindo claramente o lugar e a atividades de cada um, para que não haja dúvida sobre o que cada membro deve fazer. Se houver conflito, diz ele, deve ser minimizado através de uma coesão social, baseada na ideia de consenso, orientada pela existência de uma consciência coletiva que paira acima dos indivíduos na sociedade.
TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2010, p. 51.

De acordo com o texto é correto afirmar que:


 

Mais exercícios de áreas específicas: