Ferromagnetismo

Ferromagnetismo é o nome do fenômeno dado à capacidade que certos materiais (ferromagnéticos) tem de reagir a um campo magnético. Consiste na atração destes materiais por imãs e até mesmo na persistência da magnetização quando o campo magnético se ausenta, criando assim imãs permanentes. Quando um material Ferromagnético, como por exemplo o Ferro, sofre a aplicação de um campo magnético, terá os seus dipolos atômicos alinhados com o do campo (foi magnetizado) e ficará assim por tempo indeterminado, criando assim um imã. Para desmagnetizá-lo, basta aplicar um campo magnético na direção oposta ou elevar a temperatura da peça até um nível ideal, fazendo com que a organização dos elétrons se torne aleatória.

Ferromagnetismo. Foto: thieury / Shutterstock.com

Ferromagnetismo. Foto: thieury / Shutterstock.com

Os principais materiais ferromagnéticos existentes são o Ferro, o Níquel, o Cobalto e as ligas formadas por estes elementos. Vale ressaltar um fato curioso! Existem ligas formadas quase que exclusivamente por materiais ferromagnéticos que não apresentam características magnéticas ao passo que existem ligas de metal compostas por materiais não ferromagnéticos mas que apresentam propriedades ferromagnéticas - essas ligas recebem o nome de Ligas de Heusler.

Um exemplo fácil de Ferromagnetismo que podemos encontrar no nosso dia a dia são os imãs de geladeira, frequentemente usados para fixar pequenos lembretes ou recados.

Existem diferentes tipos de magnetismo na natureza e o ferromagnetismo é apenas um deles. Estes magnetismos são classificados classificados de acordo com a intensidade e a diferença de seus efeitos.Essas classificações são: Paramagnetismo, Diamagnetismo e Ferromagnetismo.

Paramagnetismo: Ocorre em materiais que necessitam estar sob a atuação de um campo magnético para que ocorra a magnetização. Quando o campo magnético se anula a magnetização desaparece. Geralmente esse efeito é pequeno e imperceptível, sendo necessário o uso de aparelhagem para percebê-los. Os materiais paramagnéticos possuem elétrons desemparelhados que se alinham na presença de um campo magnético surgindo assim então um imã de baixa intensidade.

Diamagnetismo: Todos os materiais existentes podem ser considerados Diamagnéticos, porém esse efeito é de difícil observação, mais ainda que o Paragnetismo, pois se torna impossível de percebê-lo quando o material possui alguma das outras duas propriedades (Paramagnetismo ou Ferromagnetismo). O fenômeno consiste na repulsão que os materiais diamagnéticos sofrem quando são expostos a campos magnéticos (se movem na direção que o campo é mais intenso para a direção que é menos intenso), pois apresentam um momento dipolar magnético com resultade no sentido oposto ao campo.

FONTES:
http://fge.if.usp.br/~oliveira/ime8.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ferromagnetismo

Arquivado em: Física