Campo Magnético

Em elétrica cada carga cria em torno de si um campo elétrico, de modo análogo o imã cria um campo magnético, porém num imã não existe um mono-pólo assim sempre o imã tem a carga positiva e a negativa.

Para representarmos o campo magnético usaremos o símbolo . Para determinar o sentido de  utilizamos uma bússola ( que só a partir dos estudos do magnetismo pôde ser utilizada para a navegação, com grande importância até nos dias de hoje).

Abaixo representaremos o sentido de um campo magnético.

Ilustração: Fouad A. Saad / Shutterstock.com

Ilustração: Fouad A. Saad / Shutterstock.com

Assim podemos observar que o sentido adotado para o campo magnético é sempre do pólo norte do imã para o pólo sul.

, campo magnético (B) é a permeabilidade magnética do vácuo , multiplicado pela corrente elétrica que passa pelo fio dividido pela distância ao fio.


Campo magnético em um solenóide.

, onde B, ,e i são os mesmos da relação para o fio e é o quociente do número de espiras por unidade de comprimento.

Exercícios e questões de vestibulares

Questão 01: (UDESC 2010)

Os fornos de micro-ondas usam um gerador do tipo magnetron para produzir micro-ondas em uma frequência de aproximadamente 2,45 GHz (2,45 x 109 Hz). Ondas eletromagnéticas desta frequência são fortemente absorvidas pelas moléculas de água, tornando-as particularmente úteis para aquecer e cozinhar alimentos. Em um experimento em laboratório, deseja-se mover elétrons em órbitas circulares com a frequência de 2,45 GHz, usando um campo magnético.

Assinale a alternativa que representa corretamente o valor do módulo do campo magnético necessário para que isso ocorra.

Veja a resposta desta e mais outras questões!
Exercícios sobre Campo Magnético - Questões
Arquivado em: Física