Grandeza escalar

Por Robison Sá
Para estudar assuntos da “Física” serão necessários alguns conceitos básicos como pré-requisito: medição, algarismos significativos e grandeza escalar são exemplos desses conhecimentos prévios. A física é fortemente alicerçada em conceitos matemáticos: fórmulas, definições, atalhos etc. Neste trabalho, abordaremos o conceito e algumas aplicações sobre grandezas escalares.

Definição

Grandeza escalar é aquela que fica totalmente definida apenas utilizando um número e uma unidade de medida.

Exemplos de grandezas escalares

grandeza escalar1A casa de Júlio fica num terreno que mede 800 m2 de área.

Área é uma grandeza escalar, pois está devidamente definida com o número 800 e a unidade de medida metro quadrado (m2), como nesse exemplo.

grandeza escalar2Ontem, em Sergipe, a temperatura atingiu os 29 ºC.

Temperatura é uma grandeza escalar, pois está devidamente definida pelo número 29 e a unidade de medida grau célsius (ºC), como nesse exemplo.

grandeza escalar3Tenho que perder 30 kg.

A massa também é uma grandeza escalar. Por esse exemplo percebemos que ela fica totalmente definida pelo número 30 e pela unidade de medida de massa quilograma (kg).

Também são exemplos de grandezas escalares: tempo, energia, volume e outros.

Grandezas não escalares

grandeza nao escalarUma grandeza é tida como não escalar quando não pode ser totalmente definida apenas com um número e uma unidade de medida.

Os vetores, por exemplo, precisam de coordenadas, direção e sentido. Eles recebem uma classificação própria denominada de grandezas vetoriais, mas esse não é o tema deste trabalho.

O sinal de uma grandeza escalar

O sinal algébrico associado à grandeza escalar pode torná-la positiva ou negativa: – 2 ºC ou + 2 ºC. Caso o número não venha acompanhado de sinal ele recebe o nome de módulo ou valor absoluto da grandeza.

“A dedicação determina o sucesso”
(Robison Sá)

Referência bibliográfica:
DOCA, Ricardo Helou at al. Física, 1. – 1 ed. – São Paulo: Saraiva, 2010.