Grandeza escalar

Licenciatura em Física (UNESP, 2010)

Publicado em 03/04/2019

Grandeza é tudo aquilo que pode ser medido, ou seja, que pode ser representado por um número. Um sentimento não pode ser medido, mas a temperatura de uma pessoa sim. Quando uma medida pode ser determinada apenas pelos dados numéricos e a unidade de medida, sem que seja necessário saber sua orientação, trata-se de uma grandeza escalar.

Se uma pessoa informar que possui 70 kg já é o suficiente para entender que é sua massa, não importando a distribuição dela, onde está, ou para onde vai. Ao contrário de quando alguém diz que está indo para algum lugar, em que surge a pergunta: para qual lugar? Por onde está indo? De que modo vai? Entre outros questionamentos, pois é necessário saber a localização a se chegar, bem como uma orientação. Assim, a massa é um exemplo de grandeza escalar, mas o deslocamento não.

Estas grandezas que necessitam de mais informações (orientações), além do valor numérico e a unidade de medida, como o exemplo do deslocamento citado acima, são denominadas grandezas vetoriais. Elas precisam informar o número, a unidade de medida, a direção e o sentido. Grandezas vetoriais não serão abordadas neste estudo.

As grandezas escalares mais comuns e suas unidades no S.I. estão listadas abaixo:

Grandeza escalar Unidade (S.I.)
massa quilograma
tempo segundo
temperatura Kelvin
área m² (metro quadrado)
volume m³ (metro cúbico)
energia Joule
carga elétrica Coulomb

Algumas grandezas escalares são sempre positivas, como massa, área e volume. Outras, no entanto, podem ser positivas ou negativas, como a temperatura, o tempo e a carga elétrica, Veja os exemplos a seguir:

  • Exemplo 1: -2ºC num dia frio ou 28ºC em um dia quente;
  • Exemplo 2: -10, -9, -8, -7... Como no caso da partida de foguetes, a contagem regressiva;
  • Exemplo 3: carga negativa de -5 C ou carga positiva de 3 C.

Têm grandezas que podem ser tanto escalares como vetoriais, como o caso da velocidade, a qual sendo usada no sentido de rapidez é um escalar, mas exigindo orientação é um vetor. Já outras grandezas são exclusivamente escalares, como o tempo, por exemplo.

Leia também: