Clima Temperado

Por Caroline Faria
O clima temperado ocorre em latitudes que variam de 25º a 30° e podem ser divididos em três tipos diferentes: o clima temperado mediterrâneo, o clima temperado continental e o clima temperado oceânico.

O clima temperado mediterrâneo é característico da região que lhe dá nome (a costa do Mar Mediterrâneo, embora algumas fontes atribuam este clima a regiões como a costa da Califórnia nos Estados Unidos), em países como a Grécia e a Itália. Como característica principal ele apresenta uma estação do ano mais seca, geralmente o verão que também é mais longo, e onde as temperaturas são mais altas, embora a amplitude térmica anual seja muito pequena. No inverno as temperaturas são mais amenas e o clima é mais úmido, porém as temperaturas nunca ficam abaixo de 8ºC.

O clima temperado continental, por outro lado, apresenta amplitudes bem maiores uma vez que não sofre a influência reguladora dos oceanos (nos verões a temperatura pode chegar a 22ºC e no inverno pode chegar a 0ºC, dependendo da região). Mas, a taxa de precipitação é bem distribuída ao longo do ano. Este tipo de clima temperado ocorre em regiões como a Argentina, o centro-oeste dos EUA, norte da Coréia e da China, Península Balcânica, norte da Itália e centro do Japão.

E, por último, no clima temperado oceânico. Este clima apresenta precipitações abundantes e bem distribuídas ao longo do ano, embora o outono e o inverno registrem taxas de precipitações maiores que as outras estações. As temperaturas ficam em torno de 15º a 20°C no verão e acima de 5°C no inverno. o clima temperado oceânico abrange a região ocidental da Europa, desde a Espanha até o sul da Escandinávia, o litoral sul do Chile, noroeste dos EUA e sudoeste do Canadá, sueste da Oceania e parte da África do Sul.