“Clima é a síntese do tempo num dado lugar durante um período de aproximadamente 30-35 anos. (...). O clima abrange um maior número de dados do que as condições médias do tempo numa determinada área. (...) Desta forma, o clima apresenta uma generalização, enquanto o tempo lida com eventos específicos.” (Ayoade, 1996, p.2)
Esses eventos específicos são de grandeza geográfica, meteorológica e astronômica, sendo apresentados respectivamente nesta ordem.
Latitude: influencia o clima devido ao eixo de inclinação da terra, que conforme seu movimento de rotação e de translação oferece uma incidência de raios solares diferentes, levando a um aumento ou diminuição de temperatura nas mais diversas áreas do globo, quanto mais próximo a linha do Equador, maior a incidência, e quanto mais distante, menor, tendo em vista que os raios solares incidem de forma perpendicular sobre a linha do Equador.
Altitude: quanto mais alta uma área for, ou seja, quanto mais elevada ela estiver do nível do mar, menor será a irradiação de calor da superfície para a atmosfera, e também mais rarefeito é o ar, o que leva uma dissipação mais rápida do calor. A cada 200 metros em média, há uma diminuição de 1ºC na temperatura, ou seja, quanto mais alto, menor a temperatura será.
Relevo: É a formação do solo com suas mais diversas ações intempéricas
Maritimidade: quanto mais próxima uma área for do mar/oceano, mais sofrerá influência deste elemento, já que o aquecimento das águas difere da superfície.
Continentalidade: quanto mais adentro do continente uma área for, mais diferenciado será seu clima em relação às áreas próximas ao litoral do continente.
Correntes marítimas quentes e frias: estas são influenciadas pelas temperaturas das áreas em surgem, gerando variações térmicas. Quando quentes, a pluviosidade e a temperatura do continente aumentam, e quando são frias acabam sendo encontradas nos litorais áridos e semiáridos.
Temperatura: é a quantidade de calor em determinada área, ou seja, o estado térmico da atmosfera, que vai definir a sensação de calor ou frio.
Precipitação: é a quantidade de chuva que recai sobre determinada área.
Massas de ar: por adquirirem características de onde surgem, essas podem variar, entre secas e úmidas, e quente ou fria, tendo grande poder de mudança sobre diversas áreas.
E por fim, os eventos astronômicos estão ligados aos movimentos de rotação e translação da Terra, e ao seu eixo de inclinação. Esses fatores provocam alterações do clima em todas as áreas do globo, repercutindo nas estações do ano e até mesmo na duração dos dias.
Climatologia é a ciência que estuda os climas. Os climas são identificados pelo conjunto de algumas características, como temperatura, quantidade de chuvas, intensidade dos ventos, umidade, etc.
Leia também:
Climas
- Clima continental
- Clima desértico
- Clima da África
- Clima da América do Norte
- Clima da América do Sul
- Clima da Europa
- Clima da Oceania
- Clima de Altitude
- Clima do Brasil
- Clima equatorial
- Clima mediterrâneo
- Clima monçônico
- Clima oceânico
- Clima polar
- Clima semiárido
- Clima subtropical
- Clima temperado
- Clima tropical
- Clima tropical de altitude
Climatologia
- Aquecimento Global
- Baixa umidade do ar
- Climograma
- El Niño e La Niña
- Glaciações
- Ilhas de Calor
- Inversão Térmica
- Maritimidade e Continentalidade: Como a proximidade com o mar e rios pode afetar o clima de uma região.
- Monções
- Umidade Relativa do Ar

Estações do ano. Fotos: Katvic / Shutterstock.com
Estações do Ano
- Primavera: A primavera é a estação do ano onde ocorre o reflorescimento nas árvores. Os dias durante este começam a ficar mais longos.
- Verão: No verão as temperaturas são mais elevadas, com muito calor e dias longos.
- Outono: O outono é caracterizado pela redução das temperaturas, mudanças bruscas no tempo, amadurecimento dos frutos em árvores e noites mais longas.
- Inverno: No inverno as folhas das árvores caem por causa do tempo frio. Em alguns lugares no sul do Brasil chega a nevar!
Outros assuntos
- Acordos globais para redução da emissão de gases
- Desprendimento de icebergs da Antártida
- O clima como elemento determinante na formação de territórios biogeográficos
- Créditos de carbono
- Gases do Efeito Estufa
Bibliografia:
AYOADE, J. O. 1996. Introdução á climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil.
OLIC, Nelson B., SILVA, Angela C. da, LAZONO, Ruy. Vereda digital geografia. 1.ed. São Paulo: Moderna, 2012.
ADAS, Melhem, ADAS, Sérgio. Expedições geográficas, 6º ano. 1.ed. São Paulo Moderna, 2011.
ADAS, Melhem, ADAS, Sérgio. Expedições geográficas, 8º ano. 1.ed. São Paulo Moderna, 2011.
TERRA, Lygia, ARAUJO, Regina, GUIMARÃES, Raul B. Conexões: estudos de geografia e do Brasil. 3.ed. São Paulo: Moderna, 2015.
Araribá Plus Geografia. Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna: editor executivo Cesar Brumini Dellore. 4.ed. São Paulo: Moderna, 2014.