Clima tropical de altitude

Licenciatura em Geografia (UNESP, 2013)

O clima topical de altitude pode ser encontrado em áreas de altitudes mais elevadas ou serranas, acima de 800 metros, ocorrendo nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, sendo a área mais conhecida a Serra da Mantiqueira.

Devido à alta altitude, a vegetação tende a se alterar, formando os chamados andares de vegetação, que vão desde as pradarias, que se encontram nas baixas altitudes, com vegetação herbácea, a floresta temperada, com plantas caducifólias, a floresta boreal ou coníferas, que assim como a floresta temperada possui plantas que perdem as folhas e campos de altitude, nos quais encontramos gramíneas e plantas arbóreas de pequeno porte.

O nome do clima pode gerar algumas especulações erradas quanto ao termo tropical de altitude, sendo necessário lembrar que quanto maior a altitude, mais rarefeito é o ar e menor a incidência de raios solares. Assim, as temperaturas são menores, sendo que a cada 200 metros, a temperatura chega a cair em 1ºC. Portanto, as temperaturas médias anuais são baixas, abaixo de 18ºC, e sua precipitação ocorre com maior intensidade no verão, sendo superiores a 1500 mm por ano. Porém seu inverno é rigoroso devido à influência da massa polar atlântica.

Bibliografia:

OLIC, Nelson B., SILVA, Angela C. da, LAZONO, Ruy. Vereda digital geografia. 1.ed. São Paulo: Moderna, 2012.

ADAS, Melhem, ADAS, Sérgio. Expedições geográficas, 6º ano. 1.ed. São Paulo Moderna, 2011.

ADAS, Melhem, ADAS, Sérgio. Expedições geográficas, 8º ano. 1.ed. São Paulo Moderna, 2011.

TERRA, Lygia, ARAUJO, Regina, GUIMARÃES, Raul B. Conexões: estudos de geografia e do Brasil. 3.ed. São Paulo: Moderna, 2015.

Araribá Plus Geografia. Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna: editor executivo Cesar Brumini Dellore. 4.ed. São Paulo: Moderna, 2014.

Arquivado em: Clima