Clima mediterrâneo

Graduanda em Geografia (IFSP)
Graduada em Biologia (UNICSUL, 2018)

Publicado em 24/01/2022
Ouça este artigo:

O Clima Mediterrâneo é uma das três categorias de climas temperados existentes no mundo. Climas temperados são aqueles que se localizam nas regiões de zonas médias latitudinais, entre os trópicos de Capricórnio ao Sul e Câncer ao Norte, são climas que se desenvolvem entre os 30° a 60° de latitude ao Norte ou a Sul da Linha do Equador. É nessa região que ocorre os sistemas frontais, o encontro de massas de ar com propriedades diferentes.

Esse clima ocorre na Zona Temperada do Norte, nas áreas próximas ao Mar Mediterrâneo, assim se localiza predominantemente ao Sul do continente europeu, ao Norte do continente africano e a Oeste do Oriente Médio. Mas é possível a ocorrência desse clima no litoral Sul do Oceano Pacífico, na costa dos Estados Unidos, no Sudeste da Austrália, ao Sul do Chile e ao Oeste do Oriente Médio. Em cada um desses locais, o clima apresenta especificidades, por exemplo, no Oriente Médio, o período de seca é mais prolongado do que nos demais locais. O Clima Mediterrâneo é bastante influenciado pela maritimidade e a continentalidade, pode ser subdividido em Mediterrâneo quente e Mediterrâneo brando ou mesotérmico.

A principal característica do Clima Mediterrâneo é um período seco que ocorre durante o verão. Esse período de seca é muito variável, se estendendo dos dois ou três meses, como na região do Mar Mediterrâneo, enquanto no Oriente Médio, pode durar até nove ou dez meses.

Esse clima apresenta verões quentes e secos, e invernos amenos e chuvosos. Segundo a classificação climática de Köppen-Geiger, esse clima se define por "Csa", onde a letra inicial “C” representa a temperatura média, que varia entre -3ºC e 18ºC no mês mais frio, o “s” está relacionado com a umidade sendo a estação seca de verão e a letra “a” refere-se a temperatura do verão quente com temperatura média acima de 22ºC, podendo apresentar variações durante o verão de acordo com as características de cada região em que esse clima se apresenta.

Assim, as temperaturas desse clima são similares com as do Clima Tropical, entretanto o Clima Mediterrâneo apresenta índice pluviométrico menor. A temperatura média desse clima fica entre 18ºC e 25ºC, podendo sofrer alterações em decorrência dos períodos do ano, regime de chuvas e condições atmosféricas. Nos verões mais quentes, a temperatura pode chegar até 40ºC, e no inverno temperatura podem chegar aos 8ºC. Assim, não há uma amplitude térmica anual grande. As chuvas são irregulares e concentradas durante o inverno e outono, com precipitação média de 500mm a 1.000mm por ano.

O Clima Mediterrâneo que sofre influência da continentalidade e apresenta um ar mais seco e uma alta amplitude térmica, por conta do ar seco a amplitude térmica é muito maior, apresentando verões extremamente quentes e invernos muito frios, com geadas. Já o Clima Mediterrâneo sob influência da maritimidade, os verões são mais suaves e secos e os invernos chuvosos já que sofre influência da umidade do clima oceânico.

Nesse clima é onde se desenvolvem as Florestas Mediterrâneas, ao longo da costa do Mar Mediterrâneo, em pequenas áreas da Califórnia nos Estados Unidos, do centro do Chile, do Sul da África e da Austrália. A vegetação é composta por estratos arbóreos, arbustivos e herbáceos. Eram encontradas principalmente no Sul da Europa e no Norte da África, mas devido a exploração e a ocupação, são poucas as áreas com essa vegetação original. O solo apresenta coloração avermelhada ou amarela, o que indica a forte presença de óxido de ferro, muitas vezes são solos pedregosos. A fauna é composta por esquilos, lobos, raposas, répteis, diversas aves e espécies em extinção, como os linces ibéricos.

Bibliografia:

https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/115/rbg_1967_v29_n1.pdf

https://www.schweizerbart.de/papers/metz/detail/15/55034/World_Map_of_the_Koppen_Geiger_climate_classificat?af=crossref

https://hess.copernicus.org/preprints/4/439/2007/hessd-4-439-2007.pdf

Arquivado em: Clima