Clima tropical

Graduanda em Geografia (IFSP)
Graduada em Biologia (UNICSUL, 2018)

Ouça este artigo:

O clima tropical é caracterizado por ser um clima quente e com ausência de estações frias, se encontra nas regiões de médias latitude, entre o Trópico de Capricórnio e o Trópico de Câncer. É o clima mais próximo a região equatorial, nessa área, a radiação solar é intensa, tendo uma grande influência nas temperaturas, tornando-as mais altas com uma média em torno dos 25°C nos meses mais frios, salvo exceções dependendo dos fatores climáticos de cada região, como altitude.

O clima tropical é encontrado em diversos países da América do Sul, África, e ao sul da Ásia e ao norte da Oceania como pode ser observado no mapa abaixo.

Clima tropical nos continentes. Créditos: Ali Zifan / Wikimedia Commons / CC-BY-SA 4.0

Devido aos Fatores e as condições Climáticas, o clima tropical possui baixa amplitude térmica e o índice pluviométrico está entre 1000 mm e 2000 mm anuais. Algumas regiões de clima tropical recebem muita chuva, porém não é durante o ano todo e com quantidade constante. Uma das principais características do clima tropical é a existência de duas estações no ano, bem demarcadas: o verão quente e seco e o inverno chuvoso.

Podemos observar que a média de precipitação nos meses de maio, junho, julho, agosto e setembro são baixos, assim como a temperatura, logo é o período seco e pode ser bem quente. Durante o restante dos meses, a precipitação é alta, com temperaturas altas.

O Clima Tropical é subdividido em:

  • Clima Tropical Úmido-Seco: Possui duas estações demarcadas, sendo com seca no inverno e verão chuvoso;
  • Clima Tropical Úmido: Clima onde é quente o ano todo, tendo ausência de outras estações durante o ano, possuindo apenas o verão;
  • Clima Tropical Árido e Semiárido: Clima que possui a temperatura média anual de 27°C e precipitação de 800mm anual, sendo a subdivisão mais seca do Clima Árido. No Brasil é encontrado na região norte e nordeste;
  • Clima Tropical Atlântico: Encontrado na região litorânea brasileira, possui altas temperaturas e ausência de períodos de seca severa;
  • Clima Tropical de Altitude: Chuvas concentradas no Verão, pode ter Geadas devido a Altitude como na serra da Mantiqueira que recebe uma influência direta do oceano Atlântico;
  • Clima Tropical de Monção: Encontrado em regiões costeiras da Ásia e da África, possuindo temperaturas elevadas.

A vegetação do clima tropical possui uma grande variedade. Em áreas úmidas, as florestas tropicais, como no Brasil onde ocorre a Mata Atlântica, caracterizada pela grande biodiversidade (Bioma responsável por 35% da biodiversidade brasileira) e a formação de florestas ombrófilas densas, abertas e mistas. Dentro do bioma da Mata Atlântica, além das florestas, existem ecossistemas, como os Mangues, grandes berçários para a vida marinha, Restingas e Campos de Altitude.

Nas regiões de clima tropical, a paisagem sofre modificações no decorrer do ano em razão da ausência ou presença de umidade. Nas áreas semiúmidas, dentro do clima tropical, possuímos um outro bioma, a Savana, que é constituída por vegetação herbácea, com árvores distantes umas das outras. No Brasil temos a variação de savana, chamado de Cerrado brasileiro. Em áreas pouco úmidas, são encontradas as estepes, que são formadas por vegetais rasteiros, xerófilos, que são adaptados pela escassez de água, formando uma vegetação descontínua e espaçada.

Bibliografia:

https://www.seer.ufrgs.br/ambienteconstruido/article/view/3447/1862

https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/rbclima/article/view/14118/7351#

Arquivado em: Clima