Clima continental

Graduanda em Geografia (IFSP)
Graduada em Biologia (UNICSUL, 2018)

Publicado em 24/01/2022
Ouça este artigo:

O Clima continental é um grupo climático que ocorre em regiões continentais, ficando mais afastados das influências das regiões litorâneas, formando uma região climática, segundo o sistema de Köppen-Geiger, caracterizada por quatro estações distintamente marcantes e grandes diferenças sazonais de temperatura, com verões frios e úmidos, e invernos muito frios nas áreas ao norte, perto do círculo polar.

Esse clima se apresenta quando a temperatura do mês mais frio está entre 0°C e -3°C próximo as regiões polares, tendo de haver pelo menos quatro meses cuja em média as temperaturas são iguais ou superiores a 10°C. Essa mesma temperatura é considerada a mínima necessária para o crescimento de árvores. A queda de neve ocorre em todas as áreas com clima continental úmido e em muitos desses lugares é mais comum do que a chuva. A precipitação é bem distribuída ao longo do ano. Assim o clima se define em uma temperatura média no mês mais frio inferior a -3°C, quatro meses em que as temperaturas médias são iguais ou superiores a 10°C.

O clima Continental úmido pode ter subtipos segundo o sistema de Köppen: Dfb, Dwb e Dsb, ou seja, climas continentais úmidos de verão fresco, continentais úmido de verão fresco influenciado pelas monções e continental úmido de verão fresco com influência mediterrânea. Geralmente esses climas são encontrados entre as latitudes 30°N e 60°N, no centro e nordeste da América do Norte, na Europa e na Ásia. Alguns dos Climas Continentais úmidos são influenciados pelo mar, ou a maritimidade, apresentando verões relativamente frios e invernos logo abaixo da marca de congelamento.

No nordeste da China, sul da Sibéria, na Península Coreana, em partes do Canadá e no Oeste dos EUA, o Clima Continental úmido se apresenta de forma mais extrema, com invernos e verões mais marcados, a maioria das chuvas de verão ocorre em forma de tempestades e em alguns lugares podem ver uma redução acentuada na precipitação durante o inverno, o que aumenta as chances de uma seca de inverno. A designação "úmido" significa que o clima não é seco o suficiente para ser classificado como semiárido ou árido.

A flora é marcada por florestas dos biomas temperados e da Taiga, com pastagens temperadas, florestas temperadas decíduas, florestas temperadas perenes e florestas de coníferas. As florestas temperadas são encontradas na América do Norte, Europa e partes da Ásia, também pode ser encontrada no sul da Austrália, Chile, na Coreia e no Japão. A flora é bem-marcada pelas 4 estações do ano.

A vegetação se caracteriza pela perda de folhas no outono e posterior arborização na primavera podendo ser encontrado principalmente árvores decíduas, coníferas e de folhas largas. O solo é rico em nutrientes e tem uma coloração mais escura. Já no bioma da Taiga, a floresta de coníferas ou floresta boreal é marcante nesse clima, sendo encontrada principalmente no extremo norte do planeta, nas latitudes entre 48ºN e 72°N, formando um “cinturão” que passa entre Canadá, Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia.

A vegetação é rica em pinheiros, uma floresta densa de coníferas, um grupo de vegetação que produz cones, os quais contêm suas sementes. Por conta desse “cinturão” ocupar uma extensa área do globo, nos diferentes locais no qual se encontra essa vegetação e possível encontrar diversas espécies de coníferas. O solo é pobre em nutrientes e a Taiga é considerado um dos maiores biomas do mundo.

O Clima Continental também pode apresentar uma versão de verões quentes, com uma temperatura média de 22°C no mês mais quente, visto geralmente em julho ou agosto. As altas temperaturas nos meses mais quentes tendem a estar na casa dos 20°C ou 30°C.

Os períodos sem geadas duram normalmente de 4 a 7 meses neste regime climático. É visto em pequenas áreas do centro e sudeste do Canadá, partes do centro e leste dos Estados Unidos, na Europa, Rússia, no interior da Eurásia, no centro-leste da Ásia e em partes da Índia. Nos Polos, o Clima continental possuí invernos longos e frios, dias curtos e claros, com precipitação e a umidade baixas.

Bibliografia:

https://web.archive.org/web/20090427192955/http://www.ace.mmu.ac.uk/eae/climate/older/Continental_Climate.html

http://thesaurus.bhlscielo.org/vocab/index.php?tema=90&/clima-continental

https://objetivotatuape.com.br/noticias/resumo-de-geografia-tipos-climaticos?AspxAutoDetectCookieSupport=1

https://stringfixer.com/pt/Humid_continental

Arquivado em: Clima