Estações do ano

Especialista em Geografia do Brasil (Faculdades Integradas de Jacarepaguá, RJ)
Mestre em Educação (Estácio de Sá, 2016)
Graduado em Geografia (Simonsen, 2010)

Ouça este artigo:

Em algum momento, todos já adquiriram uma noção sobre as estações do ano. Porém, geralmente associamos as estações do ano com alguns estereótipos moldados pela mídia, através dos filmes, séries e da propaganda, porém uma coisa é a estação do ano e outra é como percebemos as estações do ano.

As quatro estações do ano são: PrimaveraVerãoOutono e Inverno. É importante notar que as estações não ocorrem de forma simultânea em todo o mundo:elas ocorrem em pares com o hemisfério norte estando em uma das estações daquele par e o hemisfério sul na outra: Outono/Primavera, Verão/Inverno. Quando é outono no hemisfério norte, o hemisfério sul está na primavera, por sua vez, enquanto o hemisfério sul está no outono, a primavera estará ocorrendo no hemisfério norte.

Estações do ano. Fotos: Katvic / Shutterstock.com

O que marca cada uma das estações é a posição daquele hemisfério em relação ao Sol, portanto o movimento de translação da Terra (movimento que a Terra realiza em torno do sol) é o responsável pela diferenciação das estações do ano. Dizer que um hemisfério está no verão é dizer que ele está na posição mais próxima do sol em relação ao outro hemisfério, que por estar no inverno estará mais distante do sol. Por isso é que dizemos que o verão é a estação quente (e consequentemente costuma ser chuvosa) enquanto o inverno é a estação fria (que consequentemente costuma ser seca).

O outono e a primavera são estações intermediárias, portanto o sol atinge de forma semelhante ambos os hemisférios, o que diferencia as duas estações é que na primavera aquele hemisfério está saindo do inverno e indo para o verão, portanto ele está se aquecendo gradualmente, enquanto que no outono ele está saindo do verão para o inverno e, portanto, se esfriando gradualmente.

As estações do ano se iniciam nas seguintes datas: 20 de março (outono no hemisfério sul e primavera no hemisfério norte), 21 de junho (inverno no hemisfério sul e verão no hemisfério norte), 22 de setembro (primavera no hemisfério sul e outono no hemisfério norte), 21 de dezembro (verão no hemisfério sul e inverno no hemisfério norte). Sendo as datas em que se inicia o verão e o inverno chamadas de solstícios e as datas em que se iniciam a primavera e o outono chamadas de equinócios. O solstício de verão é a data em que o aquele hemisfério fica mais próximo do sol no ano todo, o solstício de inverno é o oposto e marca a data que aquele hemisfério fica mais distante do sol. Os equinócios marcam o período de maior equilíbrio na proximidade do sol entre os dois hemisférios.

Percepção das estações

Muitas vezes ouvimos falar que no clima tropical só existem duas estações: verão e inverno, ou estranhamos em pensar como seria um verão em uma região de frio tão extremo como nos polos da terra. Porém, isso é apenas por confundirmos as estações em si com como percebemos as mesmas.

O verão ser uma estação mais quente não impede que ele possua dias mais frios de acordo com outras variantes climáticas/temporais. Igualmente, nem todo o clima possui estações tão bem marcadas como o clima temperado no qual vemos um verão com muito sol, um inverno com neve, as folhas caindo das árvores no outono e as flores nascendo na primavera.

Referências:

https://www.calendarr.com/brasil/estacoes-do-ano/

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/estacoes-ano.htm

http://www.simepar.br/site/internas/conteudo/meteorologia/estacoes_ano.shtml

Arquivado em: Geografia