Clima semiárido

Licenciatura em Geografia (UNESP, 2013)

O clima semiárido ocorre na Europa, Ásia, América do Norte, América do Sul e África. Mais especificamente no Brasil, esse clima está presente em grande parte do Nordeste, no Sertão e norte de Minas Gerais. É um clima de temperaturas elevadas e precipitações escassas e irregulares, com um índice pluviométrico de 10 a 500 mm anuais, acarretando uma baixa umidade do ar.

A vegetação recebe diversos nomes, sendo chamada estepe na Europa e Ásia, pradaria na América do Norte, pampas na América do Sul, e veld na África. São constituídas por gramíneas e pequenos arbustos, e seus solos são descobertos e incapazes de sustentar grandes planas, porém nas regiões temperadas e subtropicais, esses solos são muito férteis, tendo algumas áreas voltadas para a produção agrícola ou pecuária.

Área de clima semiárido na África do Sul. Foto: Andre van der Veen / Shutterstock.com

No Brasil, as massas que atuam nessa região são a Equatorial continental e Tropical atlântica, além da massa Equatorial atlântica e Polar atlântica, apesar da longa distância a ser percorrida também podem chegar nessas áreas. Contudo, todas essas massas chegam secas, pois perderam suas umidades durante o trajeto.

No caso do Nordeste que sofre grande influência da massa Tropical atlântica, que apesar de ser úmida, ao se deparar com o relevo do Planalto da Borborema, se resfria e precipita, passando seca, sendo uma das causas principais das secas nessa região. As populações residentes dessas áreas sofrem com a falta de água, ou utilizam de cisternas para reservar a água das chuvas.

Bibliografia:

OLIC, Nelson B., SILVA, Angela C. da, LAZONO, Ruy. Vereda digital geografia. 1.ed. São Paulo: Moderna, 2012.

ADAS, Melhem, ADAS, Sérgio. Expedições geográficas, 6º ano. 1.ed. São Paulo Moderna, 2011.

ADAS, Melhem, ADAS, Sérgio. Expedições geográficas, 8º ano. 1.ed. São Paulo Moderna, 2011.

TERRA, Lygia, ARAUJO, Regina, GUIMARÃES, Raul B. Conexões: estudos de geografia e do Brasil. 3.ed. São Paulo: Moderna, 2015.

Araribá Plus Geografia. Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna: editor executivo Cesar Brumini Dellore. 4.ed. São Paulo: Moderna, 2014.

Arquivado em: Clima