Climas do Brasil

Graduanda em Geografia (IFSP)
Graduada em Biologia (UNICSUL, 2018)

Ouça este artigo:

Devido à grande extensão do território, o Brasil possui diversos tipos climáticos, de acordo com suas características topográfico-geológicas, com o dinamismo das massas de ar que atuam sobre o território. Logo os climas do Brasil possuem diferenciações de acordo com sua localização, e grande parte do país pertence a Zona Climática Intertropical, área compreendida entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio. O extremo Sul do Brasil, integra a Zona Climática Temperada do Sul, entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico. Os climas do Brasil são classificados em: Equatorial, Tropical, Tropical de Altitude, Subtropical e Tropical Atlântico.

Na região ao norte, próximas a linha do Equador, é comum temperaturas altas e com baixas amplitudes térmicas. O clima equatorial no Brasil é localizado na região norte, como a porção de Mato Grosso e a oeste do Maranhão, sendo caracterizado por elevadas temperaturas, superiores a 25°C e 27°C, grande umidade durante o ano inteiro, com média de 2000 milímetros anuais. A porção leste de Roraima e noroeste do Pará apresentam estação seca entre outubro e dezembro, sendo classificado como Clima Equatorial Semiúmido. A alta umidade na região, juntamente com temperaturas elevadas, ocasiona uma intensa evaporação, tendo como consequência a formação de nuvens e precipitação elevada na área, favorecendo a formação de extensos rios e da Floresta Amazônica.

O clima Tropical no Brasil ocorre nas regiões Centro-Oeste, porções dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Ceará e Piauí. O clima tropical é caracterizado por temperaturas elevadas, em média acima de 20°C com baixa amplitude térmica anual. Os índices pluviométricos são entre 1000 e 2000 milímetros anuais, possuindo duas estações bem definidas: quente e seca; e quente e chuvosa.

O Clima Semiárido se localiza nas regiões nordestinas, em grande parte. As temperaturas do clima são altas, em torno dos 28°C, resultando na baixa umidade do ar, tendo como consequência longos períodos de estiagem. Com chuvas mal distribuídas e escassas, elas acabam se concentrando durante o verão, variando entre 200 a 800 milímetros anualmente. A vegetação é arbustiva, com árvores de pequeno porte com a presença do solo fértil. A caatinga, bioma brasileiro, tem predominância das plantas xerófilas, como os cactos.

O Clima Tropical de Altitude se localiza nas regiões serranas dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Paraná. Possuem altitudes acima de 500 metros influenciando nas condições do clima. São duas estações bem definidas, com chuvas concentradas no verão e um inverno seco. Apresentam temperaturas que variam entre 17°C e 23°C, com chuvas intensas, especialmente no verão. Durante o inverno, as temperaturas diminuem ainda mais.

O clima Subtropical, é a transição do clima tropical e o clima temperado. No Brasil, se localiza na região Sul e porção sul do estado de São Paulo, possui características como as estações bem definidas pelo ano, com verões quentes e invernos muito frios.

O clima Tropical Atlântico se localiza nas regiões da faixa litorânea, que se estende do Rio Grande do Norte ao Paraná. O clima é influenciado diretamente pela umidade do Oceano Atlântico. Pela região nordestina, as chuvas ocorrem no inverno, no Sudeste, as chuvas ocorrem pelo verão, com as temperaturas variando entre 18°C a 26°C.

Bibliografia:

https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/4628/3768

https://www.scielo.br/j/sn/a/MdqJHyd6QT3GQgKLCPPBbMh/?lang=pt

Tempo e clima no Brasil - Por Iracema F. A. Cavalcanti

Arquivado em: Brasil, Clima