Clima equatorial

Graduanda em Geografia (IFSP)
Graduada em Biologia (UNICSUL, 2018)

Publicado em 24/01/2022
Ouça este artigo:

O Clima Equatorial é caracterizado por ter uma temperatura média anual acima de 23ºC, com chuvas abundantes e regulares ao longo do ano (1500-2000mm), podendo assim haver o desenvolvimento de densas florestas complexas.

O Clima equatorial ocorre ao longo da linha do Equador, entre 5º N e 5º S, zona de maior incidência solar durante todo o ano. Também é uma região de maior incidência de agentes modeladores do relevo, a incidência solar e a pluviosidade permitem a alta biodiversidade nas regiões de Clima Equatorial. Por conta disso também a evapotranspiração apresenta um ritmo elevado.

Nessa linha equatorial localiza-se os rios Amazonas e o Congo, dois maiores rios do mundo. É nesse clima que a Floresta Equatorial Pluvial se desenvolve, sendo a zona mais úmida dentre todos os climas do planeta, abrangendo as planícies do Amazonas, Congo, regiões costeiras desde a Nigéria até a Guiné, leste da Índia e o Sudeste Asiático.

O clima fornece alto regime de chuvas durante o ano todo e altas temperaturas, a vegetação tem características arbóreas: arvores de grande porte, com alturas de 50-55 metros, divididas em três camadas de estratificação (alto, médio e baixo). É nesse tipo de clima que se concentra a maior biodiversidade do mundo, de flora e fauna. Por conta da movimentação da Terra e do ângulo de inclinação, recebem luz solar, ou seja, energia, o ano todo, proporcionando um habitat ideal contendo os recursos necessários para o desenvolvimento dos seres vivos.

As florestas são densas, e se separam em floresta ombrófila e semiombrófila, compostas por orquídeas, bromélias, palmas, eucalipto, bambu e samambaias, dessa forma o sol mal chega a tocar o solo. Devida a alta competição das plantas o desenvolvimento de gramíneas é prejudicado. A fauna é caraterizada por macacos, felinos, quelônios, crocodilos, insetos e diversas aves.

Os solos produzidos nesses climas são extremamente pobres de nutrientes e muitas vezes ácidos, apesar da vegetação diversa. Assim os nutrientes que a floresta necessita vem da própria vegetação que cai e se decompõe acima do solo que são rapidamente absorvidos pelas raízes, assim gerando uma rápida reciclagem de nutrientes.

Os rios desse clima são grandes graças ao regime intenso de chuvas. A incidência solar permite a rápida evaporação que faz com que as temperaturas caiam, ao mesmo tempo produz chuvas torrenciais que carregam os sedimentos para os rios. As chuvas são abundantes em julho e um pouco menos em março, apesar disso a temperatura é sempre mantida acima do 24°C.

Nas florestas equatoriais do Brasil, Bolívia, Peru e Colômbia há a presença de povos indígenas que viveram toda sua história como etnias em contato com a natureza e o clima equatorial, como povos caçadores/coletores de longas tradições e cultura marcada pelo contato com a natureza. Assim a floresta resguarda em seu interior povos indígenas tradicionais do contato direto com o homem branco.

Ao mesmo tempo a ação antrópica principalmente no Brasil, com o avanço das fronteiras agrícolas em direção ao Norte, desmatam a Floresta Amazônica, incentivando a queimada e com isso alterando o clima e o regime de chuvas de todo o país, fator visto claramente na precipitação na região Sudeste. Também é visto a grilagem de terras indígenas, roubo da terra desses povos tradicionais por meio da falsificação de documentos. Ao mesmo tempo o setor madeireiro extrai ilegalmente madeira da região, em conjunto com o setor agrícola, reduzem as áreas restantes, alterando ainda mais o clima.

Na África, o clima equatorial se estende desde o Golfo Guiné até o interior do continente. Por falta de chuvas, em algumas regiões há a degeneração do ambiente equatorial, vista no solo, que demonstra desertificação. Assim esse clima no continente africano apresenta características específicas.

Bibliografia:

https://www.scielo.br/j/aa/a/NVRbNSn7P5z4hjtFNmMjLjx/?format=pdf&lang=pt

https://books.google.com.br/books?hl=ptBR&lr=&id=t8LXP791TMIC&oi=fnd&pg=PR2&dq=clima+equatorial&ots=QQ5--fKNdm&sig=BrBM4D3YqWBO1wdgqHKb4zEs7aM#v=onepage&q=clima%20equatorial&f=false

Arquivado em: Clima