Clima subtropical

Graduanda em Geografia (IFSP)
Graduada em Biologia (UNICSUL, 2018)

Publicado em 24/01/2022
Ouça este artigo:

O clima subtropical está localizado entre as regiões de zona tropical e zona temperada, mais precisamente ao sul do Trópico de Capricórnio e ao norte do Tropico de Câncer, entre as latitudes de 30° e 50° ao sul e ao norte da linha do Equador.

As regiões que possuem o clima subtropical estão ao norte do Trópico de Câncer, América do Norte, na Península Arábica, no sudeste da América do Sul, Austrália, ao norte da Índia, sudeste da China e nas regiões norte, centro e sul do continente africano. no Brasil esse clima abrange os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e porção do Mato Grosso do Sul.

O clima subtropical é ocasionado pelas massas de ar que atuam nessas regiões, como por exemplo no Brasil as massas são a Tropical Atlântica e Polar Atlântica. O clima subtropical é caracterizado por ser um clima mesotérmico úmido, deste modo possui a ausência de períodos secos, chovendo regularmente o durante ano inteiro.

No Brasil um exemplo do clima subtropical pode ser encontrado na cidade de Cuiabá localizada no estado do Mato Grosso do Sul. Como pode se observar no climograma da cidade pode se observar as estações definidas com média de 28°C a 30°C nos meses mais quentes e nos meses mais frios com a temperatura entre 23° a 25°C. Nesse climograma é possível observar também que nos meses de junho a agosto há uma queda drástica nos índices pluviométricos da cidade, contribuindo assim para uma característica marcante deste clima que é o inverno seco.

Climograma de Cuiabá/MT. Fonte: INPE

As temperaturas no clima subtropical são em média de 18°C, entretanto possui uma alta amplitude térmica anual, onde no verão a temperatura pode chegar a 30°C e o inverno com mínima de 0°C, com níveis baixos de chuvas intensas, com a média de 1200 milímetros ao ano, desta forma o índice pluviométrico é considerado moderado.

Nas áreas de clima subtropical, são encontradas as quatro estações (verão, primavera, outono e inverno), onde o verão é normalmente curto, porém com as temperaturas elevadas e úmidas, em contrapartida o inverno é rigoroso com temperaturas baixas e seco, e com o espaço de tempo maior. Em áreas de morros ou montanhas, como a Cordilheira dos Andes, podem ocorrer geadas ou nevascas durante o inverno.

A vegetação do clima subtropical é de Florestas Subtropicais com vegetação mista, mudando de acordo com a latitude de cada região abrangida por este clima. É um clima tipicamente marcado pelo bioma Taiga na região subtropical norte do planeta (norte da Ásia, Europa, Canadá e Alasca) composto por florestas de coníferas e florestas Caducifólias, e pelo bioma dos Pampas no Brasil. Quando encontrado em uma região mais elevada se tem florestas de araucárias e em regiões mais baixas e ou de planícies são formadas as pradarias.

Floresta em uma região de clima subtropical. Foto: Quick Shot / Shutterstock.com

A floresta Taiga é usada para designar as Florestas Coníferas existentes na Sibéria, sendo uma das mais vastas florestas do mundo, com uma extensão que gira em torno de 8 milhões de km². A floresta caducifólia é um tipo de floresta temperada, que em determinado período do outono e principalmente inverno, perdem suas folhas, retomando-as somente na primavera.

Bibliografia:

http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1570&evento=8

https://www.scielo.br/j/ac/a/hKn4dR6pTL9BYJpJLVBrwsK/?format=html&lang=pt

Arquivado em: Clima