Clima subtropical

Licenciatura em Geografia (UNESP, 2013)

O clima subtropical é uma transição do clima tropical para o temperado, e ocorre em partes das Américas do Norte, do Sul e na Ásia. Com temperatura média anual inferior a 18ºC, e chuvas bem distribuídas no ano, que acarreta estações bem demarcadas, com um verão quente e inverno frio. Nessas regiões podem ocorrer os fenômenos de geadas e até mesmo neve.

Floresta em uma região de clima subtropical. Foto: Quick Shot / Shutterstock.com

Pode ser encontrado no país como subtropical úmido, ou seja, o clima sofre influência da massa tropical atlântica, e no inverno da massa polar atlântica, tendo uma média pluvial alta, ocorrendo na região sul do país e meridional do Mato Grosso do Sul e São Paulo.

No Brasil, a formação vegetal nas áreas de clima subtropical é a Mata de Araucárias ou Mata dos Pinhais, com coníferas, e aciculifoliada. Restam apenas 3% da sua vegetação original. Em outras regiões recebe o nome de Florestas Boreais ou de Coníferas, ou ainda taiga.

Referências bibliográficas:

OLIC, Nelson B., SILVA, Angela C. da, LAZONO, Ruy. Vereda digital geografia. 1.ed. São Paulo: Moderna, 2012.

ADAS, Melhem, ADAS, Sérgio. Expedições geográficas, 6º ano. 1.ed. São Paulo Moderna, 2011.

ADAS, Melhem, ADAS, Sérgio. Expedições geográficas, 8º ano. 1.ed. São Paulo Moderna, 2011.

TERRA, Lygia, ARAUJO, Regina, GUIMARÃES, Raul B. Conexões: estudos de geografia e do Brasil. 3.ed. São Paulo: Moderna, 2015.

Araribá Plus Geografia. Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna: editor executivo Cesar Brumini Dellore. 4.ed. São Paulo: Moderna, 2014.

Arquivado em: Clima