Clima desértico

Licenciatura em Geografia (UNESP, 2013)

O clima desértico pode ser encontrado nas latitudes de 15º a 30º, em diversas localidades do globo. A amplitude térmica desse clima é grande, podendo variar de 0ºC a 40ºC no mesmo dia, devido a pouca vegetação existente. O solo dessas áreas é muito arenoso, o que dificulta a absorção de calor, logo, são áreas que tendem a esquentar muito rápido, mas acabam por perder rapidamente o calor pelos mesmos fatores. Também, a baixa precipitação - entre 10 a 500 mm anuais - sendo, portanto, esses os motivos dessas áreas serem pouco ou nada povoadas.

Clima desértico. Foto: Galyna Andrushko / Shutterstock.com

Toda a sua biodiversidade é adaptada para sobreviver às condições extremas, como a baixa umidade do ar, devido à falta de precipitação, e alta amplitude térmica, o que contribui para climas extremamente quentes ou frios, que variam também conforme a sua localização no globo.

Os desertos de clima quente, como no caso do Deserto do Saara, são áreas que estão nas proximidades da costa do continente, podendo ser encontrado no México, Arábia Saudita, Irã, Peru, EUA, Paquistão e Austrália.

Enquanto os desertos de clima frio como o Atacama, estão em áreas de grande altitude. Essas áreas tem grande incidência de raios solares o que proporciona o aumento das temperaturas. Pode ser encontrado nos EUA, Turquistão, Mongólia e Montanhas Rochosas.

Em algumas regiões de clima desértico se encontram espécies de arbustos, gramíneas e plantas com poucas folhas ou espinhos, que possuem boa capacidade de armazenamento de água.

Bibliografia:

OLIC, Nelson B., SILVA, Angela C. da, LAZONO, Ruy. Vereda digital geografia. 1.ed. São Paulo: Moderna, 2012.

ADAS, Melhem, ADAS, Sérgio. Expedições geográficas, 6º ano. 1.ed. São Paulo Moderna, 2011.

ADAS, Melhem, ADAS, Sérgio. Expedições geográficas, 8º ano. 1.ed. São Paulo Moderna, 2011.

TERRA, Lygia, ARAUJO, Regina, GUIMARÃES, Raul B. Conexões: estudos de geografia e do Brasil. 3.ed. São Paulo: Moderna, 2015.

Araribá Plus Geografia. Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna: editor executivo Cesar Brumini Dellore. 4.ed. São Paulo: Moderna, 2014.

Arquivado em: Clima