Glaciações

Licenciatura em Geografia (UNESP, 2013)

As glaciações ou também conhecidas como Era do Gelo, nada mais são do que resfriamentos globais ocasionados em períodos que a temperatura média do planeta pode diminuir em cerca de 6ºC, criando um novo ambiente, propício para o aumento das geleiras que podem avançar sobre 30% da Terra, o que acarreta a grandes alterações no desenvolvimento e evolução de ecossistemas inteiros do planeta, além de ser um fenômeno cíclico. Nos períodos glaciais há também o movimento de deslocamento das geleiras que gera uma compressão das rochas alterando o relevo, e promovendo a formação de depósitos e vales.

Consta que já ocorreram cerca de 25 glaciações, com duração de 100.000 anos e intervalos interglaciais de 10.000 anos, sendo que a ultima ocorreu em torno de 8.000 anos atrás, ou seja, na era Cenozoica, do período Quaternário. Analisando tais dados, é possível prever uma nova era glacial em torno de 2.000 a 4.000 anos. Estamos, portanto, num período interglacial, onde as temperaturas médias são mais quentes. Estes relatos se tornam possíveis devido aos registros que ocorrem na Terra, como sedimentos depositados, sendo estes encontrados preservados em rochas, âmbar ou gelo e definem a data de quando foi depositado, sendo mais conhecidos como fósseis.

Em 1920, o matemático Milutin Milankovitch defendeu sua teoria de que o clima do planeta seria determinado pela energia solar incidida, sendo isto determinante para as glaciações, no período em que três grandes fatores ocorrem. O primeiro fator é basicamente devido à irregularidade da orbita terrestre, em forma oval, sendo no afélio o momento em que a Terra recebe menor insolação. O segundo é devido à inclinação do eixo do planeta, que varia a cada 40 mil anos, de 21,8 a 24,4 graus e o terceiro é a precessão, que afeta a inclinação do planeta a cada 21 mil anos. Porém, demais cientistas afirmam que esses eventos seriam apenas estimulantes, mas que sozinho não podem ocasionar uma nova glaciação.

Referências:

TERRA, Lygia, ARAUJO, Regina, GUIMARÃES, Raul B. Conexões: estudos de geografia e do Brasil. 2.ed. São Paulo: Moderna, 2010.

http://www.lneg.pt/download/1521

http://www.avph.com.br/glaciacao.php

http://super.abril.com.br/ideias/as-glaciacoes-sao-fenomenos-ciclicos/

http://mundoestranho.abril.com.br/ambiente/como-ocorrem-as-eras-glaciais-existe-mais-alguma-prevista/

http://www.mundovestibular.com.br/articles/4271/1/QUAL-A-CAUSA-DAS-GLACIACOES/Paacutegina1.html

https://netnature.wordpress.com/2012/09/19/o-intenso-fenomeno-climatologico-denominado-glaciacao/

http://www.ess.inpe.br/courses/lib/exe/fetch.php?media=cst-304-embio:ice.pdf

Arquivado em: Clima