Clima monçônico

Licenciada em Geografia (UFG, 2003)

Clima monçônico ou clima tropical de monções é o fenômeno climatológico ocasionado pela diferença de temperatura e pressão do ar das regiões continentais e do oceano. Embora ocorra em outras partes do globo, é no sul e sudeste asiático que este clima tem suas características mais significativamente manifestadas. Tanto que a porção do continente asiático sob o domínio deste tipo de clima é também conhecida como Ásia de Monções.

Etimologia da palavra

A palavra monção tem sua origem no idioma árabe. No original “mawsim”, e significa, estação do ano, ou data fixada para algum fenômeno ou acontecimento. O que caracteriza bem o clima monçônico, uma vez que este possui duas estações do ano bem definidas, uma quente e chuvosa e outra quente e seca.

Localização – sul e sudeste asiático – Em países como Nepal, Índia, Bangladesh, Indonésia, Afeganistão, Vietnã, Filipinas, Butão, Laos, parte da China, Myanmar entre outros.

O clima monçônico também ocorre, com características semelhantes ao da Ásia de Monções, em outras regiões do planeta como na Espanha, no norte da Austrália, no centro-sul do continente africano, no litoral oriental dos Estados Unidos e no Chile.

Características principais

O clima de monções é um tipo de clima tropical e portanto, possui apenas duas estações do ano bem definidas. Uma quente e chuvosa e outra mais amena e seca. As chuvas torrenciais do período do verão e a estiagem prolongada no inverno são características marcantes.

Então, o que diferencia o clima monçônico dos demais climas tropicais? O seu processo de formação. Em que os ventos monçônicos têm um papel protagonista, são caracterizados pela alternância em sua direção de acordo com a estação do ano.

Enchente causada pela chuva monçônica em Varanasi, Índia, agosto 2011. Foto: Daniel J. Rao / Shutterstock.com

Monções de verão

Também chamada de Monção Marítima – ocorrem de junho a outubro – No verão o ar do continente é mais quente que o do oceano, portanto a densidade do ar e a pressão atmosférica sobre a terra serão menores, formando um centro de baixa pressão. Esse ar mais leve, sobe para regiões mais elevadas da atmosfera e deixa “um espaço vazio” que será preenchido pelo ar mais frio vindo dos oceanos, e portanto mais pesado.

Assim ocorre a circulação atmosférica do clima monçônico no verão. Os ventos úmidos e frios do Oceano Índico e dos mares do litoral asiático sopram em direção ao continente provocando volumosas precipitações. A ocorrência de chuvas torrenciais que provocam transbordamento dos rios e enchentes nas cidades é frequente nesse período. Essa corrente de ar de verão é chamada de "monção sudoeste" na Ásia.

Monções de inverno

Chamada também de Monção Continental – ocorre de dezembro a abril – No inverno, há uma inversão na direção dos ventos. A temperatura menor no continente leva uma grande massa de ar seco e frio em direção ao oceano que está mais quente. Esse vento seco, que provoca estiagem prolongada na região é conhecido em algumas parte do continente asiático como "monção do nordeste".

Os meses de maio e novembro são considerados meses de transição em que as duas monções mesclam suas especificidades climáticas. Vale lembrar que parte do Paquistão e da Índia não recebem o clima de monções em razão do bloqueio promovido pela Cordilheira do Himalaia. Esta barreira climática impede a entrada de massas de ar carregadas de chuvas. Situação que provocou, no oposto da cordilheira a formação do deserto de Gobi.

Impactos do clima monçônico

Nas regiões rurais, as monções úmidas são comemoradas pelos agricultores que aguardam as fortes chuvas que faz com que os rios transbordem e alagam as planícies, que além de receber matéria orgânica em abundância, torna os terrenos alagados propícios ao cultivo do arroz.

Nas áreas urbanas, as chuvas intensas tornam-se um problema, pois provocam inundações, enchentes, deslizamentos de terras e perdas humanas, especialmente entre a população mais desfavorecida, que vive em áreas de risco nos grandes centros urbanos como encostas de rios, áreas de morros e com declividades incompatíveis com a estrutura das moradias.

Fontes:

Monções e o Dipolo do Oceano Índico Prof. Dr. Mauricio M. Mata http://netto.ufpel.edu.br/lib/exe/fetch.php?media=oc:oc6_7.pdf

ÁSIA DE MONÇÕES – SUL E SUDESTE ASIÁTICO E TIGRES ASIÁTICOS CARACTERÍSTICAS GERAIS Prof. Otávio Reis Megda Geografia (UNESP-RC) https://pt.slideshare.net/otaviomegda1/asia-de-mones-sul-e-sudeste-asitico-e-tigres-asiticos-pdf

South Asia's Monsoon Disaster and Climate Change https://media.ifrc.org/ifrc/2017/10/13/south-asias-monsoon-disaster-climate-change/

Aspectos físicos do Timor Leste. Paula da Silva Ramos – Informativo Pet-Geo - UDESC https://petgeoudesc.files.wordpress.com/2014/08/informativo-09-2014-setembro-joc3a3o1.pdf

Arquivado em: Clima, Meteorologia