Iceberg

Licenciada em Geografia (UFG, 2003)

Os icebergs são definidos como uma grande massa de gelo que se desprende de uma geleira emergindo a uma altura superior a 5 metros do nível do mar. Os icebergs podem ser flutuantes ou encalhados. É composto por gelo em estado extremamente puro, podendo ser comparado a água destilada. O ar também faz parte da composição dos icebergs, de acordo com a sua proporção (tamanho) a quantidade de ar pode variar entre 7 e 30%.

Formação dos icebergs

Os icebergs são oriundos de plataformas de gelo que se desprendem de geleiras. As geleiras não estão presas apenas a regiões continentais elas podem também estar em contato com o mar.

Os icebergs são resultado de processos de desagregação da margem de geleiras marinhas e de geleiras que se romperam de montanhas e por influência da gravidade percorrem um caminho até chegar ao mar.

Mas, o que é uma geleira? Geleira também conhecida como glaciares é uma grande massa de gelo formada pelo acumulo de neve que demandam milhares de anos para se constituírem. As geleiras são encontradas na superfície do planeta, elas podem ser encontradas tanto na crosta terrestre quanto na hidrosfera.

Apenas a ponta do iceberg

A expressão “apenas a ponta do Iceberg” é comumente utilizada para dizer que um problema ou situação difícil é bem maior do aparenta parece ser. Essa referência ao iceberg é feita tendo em vista que apenas uma pequena parte da grande massa de gelo flutuante pode ser vista acima água. A maior parte do iceberg está submerso.

Icebergs alteram o nível do mar?

Quando um iceberg derrete no oceano o nível do mar não se altera, apenas o estado da água irá se alterar, passando de sólido para líquido, sendo assim o volume continuará (quase) o mesmo. Mas, se as grandes camadas de gelo que estão encontram dispostas sobre a crosta continental derreterem o volume do mar irá se alterar, pois o mar contará com adição de água que anteriormente estava localizado sobre crosta continental da Terra.

Se todo o gelo existente no mundo derretesse provocaria o aumento do nível do mar, inundando grande parte das cidades e países litorâneos.

Para termos noção de quanta água em estado sólido (gelo) existe na Terra iremos representar em números. O planeta Terra possui cerca de 1.350.000 km³ (um milhão trezentos e cinquenta mil de quilômetros cúbicos) de água, apenas aproximadamente 2% dessa água é apropriada para o consumo humano, desses 2% cerca de 75% encontra-se em estado sólido nos dando a dimensão de quanta água sólida existe no mundo.

Efeito estufa e os icebergs

O gás carbônico (CO), é o principal gás controlador da temperatura terrestre. Isso significa que deve haver certa estabilidade e limite de concentração desse gás na atmosfera terrestre para a temperatura terrestre fique estável.

Entretanto, a humanidade vem acelerando o processo de emissão de gás carbônico que vão para a atmosfera. Essas emissões são causadas, principalmente, por queima de combustíveis orgânicos, como a madeira e o petróleo. O aumento de emissão de gás carbônico resulta em aumento da temperatura terrestre. O aumento da temperatura terrestre resulta no descongelamento das geleiras causando maiores aparições de icebergs e dependendo da quantidade de desgelo e aquecimento poderá causar o aumento do nível do mar.

Bibliografia:

NASA - https://www.nasa.gov/centers/jpl/news/earth20120413.html

Guarda Costeira – EUA - https://www.navcen.uscg.gov/?pageName=IIPIcebergs

Planet Science - http://www.planet-science.com/categories/over-11s/natural-world/2012/04/what-are-icebergs.aspx

http://beyondpenguins.ehe.osu.edu/issue/icebergs-and-glaciers/all-about-icebergs
http://education.seattlepi.com/effect-global-warming-icebergs-4877.html

Arquivado em: Geografia